fatores_para_ficar_atento_na_hora_de_abastecer_o_carro

Não basta parar o carro em frente à bomba de combustível e dizer para o frentista encher o tanque. Há outros fatores a considerar no momento de abastecer, para evitar diversos problemas já relatados.

Para que você não tenha que lidar com estes transtornos, separamos quatro dicas. Confira:

Cheque a procedência

Engana-se quem pensa que o combustível é igual em todos os lugares. Os fluidos podem ser adulterados e, quando isso acontece, podem gerar falhas na partida e no funcionamento do motor. Para evitar o abastecimento com gasolina batizada, é importante observar se o posto é de confiança e possui o selo da Agência Nacional do Petróleo.

Evite deixar o carro na reserva

Para não correr o risco de ficar na rua devido a uma pane seca, busque abastecer assim que o indicador do tanque estiver próximo da reserva. Tomando essa precaução, você também evita que a bomba de combustível aqueça demais e eventualmente queime.

Encha o tanque na medida certa

Normalmente, ao encher o tanque, a bomba trava quando o limite ideal é alcançado. Entretanto, alguns motoristas pedem o abastecimento com um pouco mais de combustível. O problema é que, com esse procedimento, o cânister, peça responsável por filtrar vapores, para de funcionar, ocasionando grande emissão de poluentes na atmosfera.

Fique de olho no filtro de combustível

O filtro de combustível é quem contribui para evitar que impurezas entrem na câmara de combustão e estraguem algum componente do motor. Por isso, o ideal é trocar a peça de acordo com as recomendações do plano de manutenção preventiva, que é apresentado no manual do proprietário.

São dicas simples, mas que poderão aumentar o rendimento do automóvel e reduzir os gastos com manutenção.

 

Veja também: Economia de combustível é possível

Deixar um comentário