5 dicas para dirigir na estrada com segurança

Nas estradas, além de a velocidade ser geralmente maior que em perímetro urbano, há um grande fluxo de veículos e caminhões, o que exige concentração. Mesmo quem já possui experiência dirigindo em rodovias deve seguir algumas orientações de segurança para evitar acidentes e garantir um passeio agradável:

  1. Mantenha distância do veículo da frente

Como o trânsito na estrada é mais intenso e rápido, uma das principais medidas de segurança é manter distância de pelo menos 2 segundos entre o seu carro e o veículo da frente. Esse espaço ajuda a evitar colisões caso haja um imprevisto na pista logo à frente. Já se um veículo estiver muito próximo da sua traseira, mantenha a velocidade e dê sinal indicando ultrapassagem ou mudança de pista.

  1. Fique atento aos sinais dos outros motoristas

Em muitas situações na estrada, os motoristas usam sinalizações para se comunicar. Por exemplo, se um carro está vindo na direção contrária e pisca os faróis, significa que à frente ocorreu um acidente ou problema na pista, o melhor é desacelerar.

  1. Cuidado com as curvas

Ao se aproximar de uma curva, diminua a velocidade e retome a aceleração apenas no final dela, mantendo as duas mãos no volante. Nunca freie durante uma curva, pois isso pode fazer o automóvel perder a estabilidade.

5 dicas para dirigir na estrada com segurança

  1. Mantenha a estabilidade do veículo

Manter a estabilidade do carro é essencial para evitar acidentes. O movimento de ônibus ou caminhões pode fazer com que o deslocamento do ar balance o carro nas estradas. Lembre-se de manter os vidros fechados ou totalmente abertos, para evitar os efeitos do deslocamento de ar.

  1. Faça a revisão do veículo

Por último, mas não menos importante, antes de pegar a estrada realize uma boa revisão no seu veículo para evitar imprevistos. Isso inclui fazer a calibragem dos pneus, repor água no radiador e verificar os itens de segurança, entre outros cuidados.

Além destas medidas, lembre-se que atualmente é obrigatório o uso de faróis baixos nas estradas.

Veja também: Como garantir a segurança das crianças no carro

Deixar um comentário