5 dicas para economizar em uma viagem de carro

Viajar de carro é uma das melhores formas de conhecer uma nova cidade, pois se tem mais liberdade para fazer os passeios e explorar estradas e paisagens diferentes. Porém, é essencial saber administrar o dinheiro e os gastos, confira 5 dicas para economizar em uma viagem de carro:

  1. Evite os horários de pico

Quando for planejar sua viagem, uma das primeiras coisas que você deve fazer é programar os horários de saída. Ficar preso em um congestionamento, além de ser estressante, encarece sua viagem. Por isso, evite sair no começo da manhã, entre as 6 h e 8 h, e no final da tarde, das 17 h às 19 h.

5 dicas para economizar em uma viagem de carro

  1. Evite a alta temporada

Cidades turísticas em alta temporada costumam ter preços mais altos do que outros lugares e períodos, e você acabará gastando mais. Fora de temporada e durante a semana os valores são mais atrativos.

  1. Ar-condicionado sim!

Muitas pessoas defendem que o ar-condicionado ligado consome mais combustível do carro. Entretanto, já foram realizados estudos que comprovam que ao viajar em velocidade superior a 60km/h, o ar-condicionado não influencia na potência do motor. Com as janelas fechadas, o atrito com o ar diminui e não é preciso aumentar a potência, gerando mais economia de combustível e sendo mais vantajoso do que viajar com os vidros abertos e o ar-condicionado desligado.

5 dicas para economizar em uma viagem de carro

  1. Mantenha uma velocidade constante

Dirigir a uma velocidade constante, além de ser mais seguro, consome menos combustível. A velocidade ideal para uma maior economia é 80 km/h.

  1. Não carregue peso extra

Um dos fatores que interferem diretamente no consumo de combustível é o peso das bagagens. Quanto mais carregado o carro, mais você precisa acelerar e maior a queima de combustível. Procure sempre levar apenas o que é realmente necessário.

5 dicas para economizar em uma viagem de carro

Por fim, lembre-se de estar com a manutenção do carro em dia e fazer as revisões recomendadas, afinal, se algum problema acontecer na estrada, o gasto será muito maior.

E você, acrescentaria alguma dica à nossa lista?

Veja também: Saiba como economizar o combustível do carro

Deixar um comentário