5 vícios ao volante que você precisa mudar

 

Com o tempo, dirigir vira um hábito automático. Nos condicionamos a adotar sempre as mesmas reações e posturas a cada situação enfrentada no trânsito. Daí surgem os chamados vícios ao volante.

O problema é que muitos desses hábitos podem representar riscos à segurança. Veja como evitá-los.

Utilizar o celular

Esse talvez seja hoje o mais comum vício ao volante, e também um dos mais graves. Além de ser uma infração de trânsito, dirigir manuseando o celular é uma das principais causas de acidentes. Se precisar ligar para alguém, utilize acessórios de viva-voz. O mais recomendado, no entanto, inclusive para mandar e ler mensagens, é estacionar em um lugar seguro ou aguardar chegar ao seu destino.

Postura relaxada

Dirigir de forma confortável é diferente de guiar de maneira relaxada. Posicionar o banco muito para trás e deixar os braços e as pernas muito esticados, por exemplo, diminuem a atenção. O ideal é posicionar a cabeça no encosto e manter o ângulo do assento em 110 graus.

Mão no câmbio

Além de ser proibido por lei dirigir com apenas uma das mãos, manter a mão na alavanca sem necessidade pode forçar o câmbio, aumentando seu desgaste e trazendo problemas com o tempo.

Pé na embreagem

Esse é um dos vícios ao volante mais comuns para quem dirige carros manuais. Após a troca de marcha, muitos motoristas continuam com o pé sobre o pedal. Assim como o câmbio, guiar com o pé apoiado na embreagem desgasta o sistema.

Acelerar antes de desligar

Esse costume antigo apenas desperdiça gasolina e aumenta as chances de danificar o motor.

Se você quer garantir ainda mais segurança no trânsito, entre em contato com a equipe comercial da CEABS para conhecer nosso serviço de rastreamento. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

 

Veja também: 5 acessórios para aumentar a segurança do seu carro

Deixar um comentário