Afinal o que e o IPVA - CEABS

Quem é proprietário de um automóvel sabe que anualmente precisa desembolsar parte de seu dinheiro para pagar o IPVA. Mesmo assim, nem todo mundo sabe exatamente o que é.

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores é um tributo recolhido anualmente com base no preço do automóvel adquirido, cobrado apenas para veículos que circulam em terra. Quitar essa conta é um requisito essencial para o licenciamento.

afinal_o_que_e_o_IPVA_blog_CEABS

Ele tem como objetivo arrecadar recursos para o estado. Do total coletado por cada automóvel, 50% são enviados ao governo estadual e o restante ao município em que ele foi emplacado. O dinheiro é destinado a despesas com educação, saúde, saneamento e segurança.

O valor varia em cada local. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, são os que cobram o IPVA mais caro, cerca de 4% do valor do carro na tabela Fipe. Já Santa Catarina, Acre, Tocantins, Paraíba, Sergipe e Espírito Santo estão entre os que cobram menos, 2% em média.

Abaixo, confira quanto cada estado cobra pelo IPVA:

Região Sul

Santa Catarina: 2%
Rio Grande do Sul: 3%
Paraná: 3,5%

Região Sudeste

Espírito Santo: 2%
São Paulo: 3% e 4%
Rio de Janeiro: 4%
Minas Gerais: 4%

Região Nordeste

Sergipe: 2%
Paraíba: 2%
Alagoas: 2,5%
Pernambuco: 2,5%
Rio Grande do Norte: 2,5%
Ceará: 2,5%
Piauí: 2,5%
Maranhão: 2,5%
Bahia: 2,5% e 3,5%

Região Norte

Acre: 2%
Tocantins: 2%
Pará: 2,5%
Amapá: 3%
Amazonas: 3%
Roraima: 3%
Rondônia: 3%

Região Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul: 2,5%
Goiás: 2,5 e 3,75%
Mato Grosso: 3%
Distrito Federal: 3%

Para saber quanto você deve pagar de IPVA neste ano e ter acesso aos boletos de pagamento, é preciso acessar o site do governo do seu estado.

Fique atento

Quem optou por parcelar o IPVA não pode esquecer da última cota que vence agora, no mês de março. Caso você tenha perdido o prazo de pagamento, procure uma agência bancária com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e o CPF do proprietário do veículo.

O atraso do pagamento resulta em juros por dia e o não pagamento pode acarretar na apreensão do veículo.

Veja também: Transferindo a documentação do carro com segurança

Deixar um comentário