Álcool ou gasolina: qual compensa mais?

Um carro demanda muitos custos, sendo o combustível um dos principais. Assim, encontrar formas de economizar é sempre válido. Neste momento, o que compensa mais, álcool ou gasolina? Descubra a seguir.

Em relação aos veículos flex, é comum ouvir coisas como “É melhor para o carro ser abastecido com gasolina do que com álcool”; “O motor se acostuma com um dos combustíveis”; “Se você abastece sempre com álcool, precisa abastecer de vez em quando com gasolina porque o etanol prejudica o motor”. Mas pode ficar tranquilo, nada disso é verdade, as montadoras garantem que não existem problemas gerados no abastecimento para qualquer proporção de álcool ou gasolina.

Para saber qual combustível compensa mais, tenha em mente que o etanol tem 70% do valor calorífico da gasolina, ou seja, o carro precisa de mais álcool do que de gasolina para rodar a mesma distância. Em outras palavras, os carros consomem 30% a mais quando são abastecidos com álcool.

Isso significa que você deve sempre abastecer com gasolina? Não necessariamente, e um cálculo simples pode ajudar na decisão. Multiplique o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for maior do que o do álcool, abasteça com álcool. Se for menor, abasteça com gasolina.

Seja qual for o combustível escolhido a cada parada no posto, algumas dicas podem ajudar a diminuir o consumo:

Reduza o uso do ar-condicionado e evite ligá-lo com as janelas semiabertas;

Mantenha uma velocidade constante para não ter que acelerar e frear várias vezes, o que provoca maior gasto de energia;

Troque as marchas no tempo certo;

Calibre os pneus frequentemente.

Veja também: Gás Natural Veicular: conheça as vantagens e desvantagens

Deixar um comentário