Ano novo, carro novo? Quando trocar o seu veículo

Vários fatores interferem na qualidade e vida útil de um automóvel. É fundamental fazer uma avaliação minuciosa sobre a sua relação com o veículo, desde a manutenção até suas condições financeiras.

Para ajudar você a saber se já é hora de trocar o seu carro, preparamos uma lista de critérios, baseada no Portal G1.

Custos de manutenção sobre o valor do carro – O gasto anual com manutenção não pode ultrapassar 10% do preço de veículo, gastos acima dessa média podem ser um indicador de que está realmente na hora de trocar.

Ano novo, carro novo? Quando trocar o seu veículo  

Quanto tempo seu carro passa na oficina? – Visitas frequentes ao mecânico não necessariamente significam que o carro precisa ser trocado imediatamente, pode ser falta de revisão e de manutenção preventiva. Porém, se estivermos falando de um desgaste generalizado, causado pelo excesso de quilometragem e tempo de uso, é bom analisar mais a fundo a possibilidade de comprar um carro novo.

Possui mais de 5 anos de uso – De uma maneira geral, 5 anos é um bom período para ficar com um automóvel sem ter maiores problemas, depois desse prazo é comum que pneus, buchas, borrachas, mangueiras, vedadores e coxins comecem a fazer com que a visita ao mecânico aumente.

100.000 km rodados – Depois de atingir essa quilometragem é quase certo que você vá a oficina com mais frequência. Cada veículo possui de 3 a 4 mil itens e depois desse tempo de uso a chance de quebra e desgaste aumenta bastante.

Perceba o que o mercado propõe – Pesquise, se informe, preste atenção aos sinais do mercado. Às vezes a necessidade não é imediata, mas é bom sempre estar atento às oportunidades oferecidas pelas montadoras.

Veja também: Ingeriu bebida alcoólica? Como saber a hora certa de voltar a dirigir

Deixar um comentário