Aplicativo de controle de veículos: risco ou segurança?

A tecnologia móvel dos tablets e smartphones é uma realidade presente no dia a dia de pessoas no mundo inteiro. São milhares de aplicativos que facilitam as mais diversas tarefas.

De acordo com o site Revista Automotiva, nos Estados Unidos já existe um aplicativo que permite que os proprietários de carros da General Motors usem seus aparelhos de telefone para acionar os sistemas de seus veículos a distância.

Dá para controlar o motor, as portas, os faróis e a buzina. Quem já não teve a sensação de que esqueceu as janelas ou as portas do carro abertas? Já imaginou poder acender os faróis e soar a buzina do seu veículo quando presencia alguma atitude suspeita?

Com tanta tecnologia e ferramentas aparentemente livres de falhas, dá até para imaginar que daqui a alguns anos os assaltos e furtos de veículos pudessem ser extintos. Porém, pesquisadores garantem que não é bem assim. As chaves de carros físicas não podem ser ignoradas quando falamos em segurança. Para criminosos mais experientes, bastam poucos minutos para hackear o sistema desses aplicativos e ter domínio total sobre um veículo.

A página Notícias Automotivas revela que pesquisadores estão colocando à prova os sistemas de comunicação entre os carros e a internet. O pesquisador Samy Kamkar demonstrou a vulnerabilidade dos aplicativos que comandam os carros ao aproximar um equipamento chamado “OwnStar” a um smartphone que possui o aplicativo da GM instalado. Em poucos segundos ele interceptou a transmissão de dados, enviou um programa e obteve todas as licenças de acesso ao celular do dono do veículo, e assim conseguiu informações de localização do veículo e controle total das funções do automóvel.

A General Motors garante que já está trabalhando para resolver os problemas de segurança do aplicativo e o governo americano solicitou que a montadora realize um recall dos carros que possuem o sistema.

Leia também: Carros autônomos: mudanças nas leis, hábitos de consumo e muito mais

Deixar um comentário