Aquaplanagem: o que é e como evitar

Aquaplanagem é a perda de controle ou de equilíbrio de um veículo, causada pela falta de aderência dos pneus à pista molhada. Em outras palavras, o pneu perde o contato com o chão e o veículo desliza no asfalto.

Quando o carro passa por uma situação de aquaplanagem, aumentam os riscos de acidentes. Entre os fatores que contribuem para isso estão a espessura da água na pista, o estado de conservação dos pneus e a velocidade do veículo, portanto, a conduta do motorista é imprescindível para evitar que a aquaplanagem aconteça.

A primeira recomendação para não ter que enfrentar uma aquaplanagem é reduzir a velocidade quando a pista estiver molhada, afinal, a alta velocidade influencia na perda de atrito entre o pneu e o asfalto, facilitando a entrada de água entre eles. Em um teste realizado pela equipe do UOL Carros, pilotos comprovaram que é possível controlar o carro até os 60 km/h. Acima de 80 km/h, o controle fica comprometido, e a partir de 100 km/h é impraticável controlar o carro.

Cuidar dos pneus é outra atitude importante para evitar que o veículo aquaplane. Para isso, o motorista deve calibrá-los a cada 15 dias com a pressão indicada no manual e realizar o rodízio, ou seja, trocá-los de posição a cada 5 mil quilômetros.

E se aquaplanar?

Caso a aquaplanagem aconteça é importante manter a calma e estar preparado para agir da forma adequada.

Os primeiros sinais de que o veículo está aquaplanando são a direção leve e a elevação do giro do motor.

Se isso acontecer, retire imediatamente o pé do acelerador, segure firme o volante e em seguida mova-o suavemente para os dois lados, ajudando os pneus a retomarem o contato com o asfalto. Caso o carro possua freios ABS (que não travam as rodas completamente), pressione levemente o pedal até retomar completamente o controle do veículo.

Veja também: Como o airbag funciona? Tire suas dúvidas sobre o assunto

Deixar um comentário