passage-gois-ceabs-blog

Você teria coragem de dirigir em um local que a qualquer momento pode ser tragado pelo mar? Acredite, os franceses têm! Trata-se da Passage du Gois, estrada de paralelepípedos construída há mais de 200 anos, que fica exposta somente uma ou duas horas por dia – período em que a maré baixa. No restante do tempo, a profundidade da água pode chegar a quatro metros.

Para você entender o funcionamento do local, é preciso compreender o que é causeway. Segundo o site Flatout, trata-se de uma formação geológica que surge normalmente em praias mais rasas, e se caracteriza por uma longa elevação, bastante parecida com uma estrada no meio do oceano, e que muitas vezes recebe a construção de uma ponte.

https://www.youtube.com/watch?v=r_hHbDXJySU

Porém, este não é o caso da Passage du Gois. Nela, existe apenas um caminho simples com aproximadamente 4 km, que liga a costa francesa e as praias da ilha de Noirmoutier. Duas vezes ao dia esse caminho aparece e permite a passagem de carros e pedestres. Como a maré sobe rapidamente na região, há inclusive postes de madeira próximos à estrada para que os turistas esquecidos possam se segurar quando o oceano toma conta do lugar.

blog-passage-gois-submersa-ceabs

Para quem gosta de se arriscar e experimentar novas emoções, certamente é uma dica interessante de passeio no litoral francês.

Veja também: As estradas mais perigosas do mundo – Estrada da Morte

Deixar um comentário