Bati o carro, e agora?

Nem mesmo os motoristas mais prudentes estão imunes a um acidente de carro. Batidas fazem parte da rotina das cidades, mas quando isso acontece, normalmente surge a dúvida: “E agora, o que eu faço?”. Confira a seguir os procedimentos que devem ser adotados no caso de uma colisão.

Verifique se não há feridos

 

O primeiro passo é conferir se o motorista ou os outros passageiros não sofreram ferimentos em decorrência da batida. Em caso afirmativo, será necessário acionar a polícia. Enquanto isso, é importante não movimentar as pessoas feridas, pois atendimentos inadequados podem agravar a situação.

Procure ainda vazamentos de óleo ou combustível. Se houver, será necessário acionar os bombeiros e registrar o caso na delegacia.

 

Tire o carro da via

 

Se ninguém tiver se machucado e os veículos puderem se movimentar, devem ser retirados do local para não obstruírem o tráfego. Vale lembrar que não retirar o carro é passível de multa pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Se não for possível, acione o guincho e sinalize a área com o triângulo, que deve ser posicionado a uma distância de pelo menos 30 metros.

 

Ligue para a seguradora

 

Em seguida é hora de conversar com o outro condutor e fazer o máximo possível de registros do local, tirando fotos da via, dos danos aos veículos e da posição deles no momento do acidente. Depois, comunique o sinistro à seguradora. É importante salientar que imagens e contatos de testemunhas diminuem a burocracia do processo.

 

Registre o Boletim de Ocorrência

 

Mesmo quando não há feridos é importante registrar o B.O. com a sua versão dos fatos, uma proteção caso o outro condutor faça o mesmo e dê outra versão do acidente. Além disso, algumas seguradoras exigem o documento para pagar a indenização.

Em acidentes sem vítimas, o boletim pode ser feito em qualquer unidade da PM ou pela internet. No B.O. devem constar a cronologia do acidente e os dados dos veículos (modelo e placa) e dos motoristas (nome e RG). Se houver testemunhas, os dados delas também precisarão ser incluídos.

Veja também: 5 hábitos que prejudicam o seu carro

Deixar um comentário