blog-ceabs-carros-mercosul-ganharao-nova-placa

O sistema de emplacamento de carros para o Mercosul irá mudar. A partir de janeiro de 2017, carros novos, em transferência de município, ou que precisem mudar de placa, já começarão a receber o padrão. De acordo com a Autoesporte, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que a data limite para que todos os carros do país estejam circulando com a nova placa é 31 de dezembro de 2020.

Além do Brasil, veículos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela também entram na nova regra, e para auxiliar a identificação, cada país vai criar um banco de dados que reúne informações sobre o proprietário, a identificação de matrícula e dados do veículo, chamado de Sistema de Interconsulta Regional.

ceabs-blog-carros-mercosul-ganharao-nova-placa

A nova placa será branca, com sete caracteres (quatro letras e três números). Os tipos de veículos serão diferenciados pelas cores dos caracteres (preto para veículos de passeio, vermelho para comerciais, prateado para colecionadores, verde para unidades em testes, azul para oficiais e dourado para diplomáticos). Confira:

carros-mercosul-ganharao-nova-placa-blog-ceabs

Veja também: Testando a sua memória: significado das placas de trânsito

 

Deixar um comentário