CNH_digital_tudo_o_que_você_precisa_saber

Finalmente a CNH Digital está disponível para todos os condutores no Brasil. O recurso que permite ter uma versão digital do documento pode ser acessado por meio de um aplicativo no seu celular, dispensando a necessidade de carregar a habilitação tradicional na carteira. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto na Google Play Store quanto na App Store.

No entanto, primeiramente é preciso cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran. Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link para ativação. Aí então é preciso ir ao Detran que emitiu a CNH impressa para confirmar seus dados. Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago. A maioria dos estados não cobra por isso.

O acesso ao aplicativo é feito por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos após a confirmação de dados no Detran. Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Mas vale lembrar que aplicativo da CNH Digital só funciona para os condutores que possuem a versão nova da carteira de motorista, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de maio de 2017. Aqueles que desejarem a nova documentação podem esperar pela data de renovação da CNH ou solicitar uma segunda via, mediante o pagamento de uma taxa que pode variar de um estado para outro.

A versão digital tem o mesmo valor jurídico que o documento impresso, mas a carteira física continuará a ser emitida normalmente, nos padrões atuais.

A CNH Digital exige conexão com a internet somente no primeiro acesso, depois fica disponível offline. Mas cuidado, se a bateria do celular acabar e você não estiver com a CNH impressa, cometerá infração.

 

Veja também: O que fazer quando a Carteira Nacional de Habilitação é suspensa

Deixar um comentário