Como calibrar os pneus de maneira correta

Economia e segurança são duas palavras estreitamente ligadas a pneus bem calibrados. Fora destas condições, cada pneu rodando chega a perder 8.500 km de uso no total, um prejuízo considerável, se levarmos em conta que cada jogo de pneus de fabricantes renomados custa em média R$ 900.

Aproximadamente 50% dos carros no Brasil rodam com a pressão fora do estabelecido pelas montadoras, e 20% desses casos são considerados muito perigosos e podem causar graves acidentes.

Para ajudar você na próxima calibragem, trouxemos algumas dicas e também um vídeo do site Se meu carro falasse. Primeiramente, devemos saber que existe uma pressão adequada para a cidade e outra para a estrada. Para saber quanto ar utilizar em cada calibragem, verifique a informação na tampa de abertura do tanque de combustível, na porta ou no manual do carro

Faça a calibragem sempre com os pneus frios, nessa situação as partículas de ar dentro dele estão mais estáveis, e ao serem pressionadas nessa condição, as oscilações são menores e a calibragem mais eficaz.

Digite o número indicado no visor da bomba de ar, encontrada em postos de gasolina e borracharias, retire a tampa da válvula do pneu, encaixe a ponta da mangueira no bico e espere o apito. Feche a tampa e repita o processo nos outros pneus.

No vídeo abaixo você pode visualizar todos os procedimentos, é muito simples:

Veja também: Como trocar um pneu?

Deixar um comentário

1 Comentário