como-dirigir-em-enchentes-e-alagamentos-ceabs

As enchentes são problemas comuns nas grandes cidades, principalmente durante as épocas de chuvas fortes e também devido à poluição no sistema de esgoto. Dirigir nestas situações exige atenção redobrada e cuidados para que o carro não sofra danos.

O ideal é evitar passar com o veículo em ruas alagadas, porém, muitas vezes os motoristas são pegos de surpresa. Nesses casos, vale ter em mente algumas dicas sobre como agir, confira:

  • Velocidade: manter a velocidade reduzida e constante é a primeira orientação para atravessar um trecho alagado. Se o carro estiver em alta velocidade, as chances de a água entrar no motor e causar um calço hidráulico são maiores. O indicado é engatar a primeira marcha e mantê-la durante toda a travessia.
  • Nível da água: preste atenção ao nível de água do trecho alagado e tente passar pela parte mais rasa. Os manuais dos veículos indicam qual o nível de água pelo qual o carro pode passar sem riscos, mas a regra geral é não deixar a água ultrapassar o centro da roda.
  • Se o carro morrer: no caso de o veículo morrer no meio do alagamento, não é indicado ligá-lo novamente, pois possivelmente entrou água no motor e a tentativa pode danificar ainda mais o automóvel. A melhor coisa a fazer é ligar o alerta e sinalizar que o carro está com problemas para levá-lo até uma oficina.

como-dirigir-em-enchentes-alagamentos-ceabs

O que fazer após passar pela enchente ou alagamento?

Mesmo que o carro não tenha nenhum problema aparente, é importante levá-lo a um mecânico para revisão. Muitas vezes a água pode entrar no motor e causar danos que os usuários não percebem.

Com o intuito de auxiliar os consumidores, o Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi criou uma lista que avalia o nível de vulnerabilidade de alguns automóveis em alagamentos. O modelo mais bem avaliado é o Renault Fluence. Confira alguns dos veículos da lista:

como-dirigir-enchentes-e-alagamentos-ceabs

 

Veja também: Caminhão e chuva: cuidados para que a combinação não seja fatal

Deixar um comentário