como-garantir-a-seguranca-das-criancas-no-carro-ceabs

Garantir a segurança das crianças e bebês no carro é indispensável para prevenir acidentes e assim ter um passeio sempre agradável. Confira abaixo as cadeirinhas e dicas que ajudam a transportar as crianças corretamente.

Por lei, crianças até 10 anos devem ser levadas no banco traseiro e em cadeiras de transporte, que ajudam a reduzir o risco de danos na cabeça e na coluna vertebral em caso de colisão.

Os tipos de cadeirinha variam de acordo com o peso e a faixa etária das crianças, confira os principais:

  • Bebê-conforto: melhor opção de transporte para recém-nascidos e bebês de até um ano de idade. Neste período, as crianças ainda não possuem equilíbrio na cabeça, e por isso devem ser colocadas na posição de uma “concha”, com o rosto no sentido contrário à frente do veiculo, para diminuir o risco de traumas na coluna.
  • Cadeira de segurança: deve ser usada para a faixa etária de um a quatro anos. Diferente da bebê-conforto, ela deve permanecer virada para frente e é fixada por meio do sistema de cinto de segurança de três pontos.
  • Assento de elevação: este modelo é utilizado quando a criança está grande para a cadeira de segurança, mas ainda não possui altura suficiente para usar o cinto de segurança. Ele ajuda a manter a criança na altura adequada para que o cinto de fato a proteja.

como-garantir-a-seguranca-criancas-no-carro-ceabs

Independentemente do modelo de cadeira de transporte utilizado, algumas dicas gerais devem sempre ser seguidas:

  • Nunca transporte um bebê no colo, mesmo que o trajeto seja curto.
  • Sempre coloque o bebê ou a criança no assento adequado, seja qual for a distância.
  • Antes de comprar a cadeira de transporte, teste no carro para confirmar se é compatível e pode ser instalada com segurança.
  • Compre equipamentos com o selo do Inmetro, garantindo que eles atendem a um padrão de segurança.

como-garantir-seguranca-das-criancas-no-carro-ceabs

 Veja também: 5 opções de carros para levar a família toda

Deixar um comentário