blog-ceabs-como-superar-medo-dirigir

A amaxofobia, transtorno psicológico popularmente conhecido como “medo de dirigir”, atinge, segundo o site Psicotran, cerca de 6% da população brasileira.

O medo de dirigir pode apresentar diversos níveis, que vão desde o receio de conduzir um veículo em locais específicos, como pontes ou estradas, até o pânico de ser passageiro dentro de um carro.

medo-dirigir-blog-ceabs-como-superar

Em entrevista ao G1, a psicóloga Regiane Garcia Rodrigues explica que a aversão ao volante pode ter duas raízes, segundo a ciência. A primeira é a insegurança que a sensação de independência de dirigir causa, e a segunda é decorrente de um trauma, normalmente consequência de um acidente sofrido no trânsito.

dirigir-blog-ceabs-como-superar-medo

Este tipo de fobia costuma causar tremores, tensões musculares e vertigens, quando as pessoas se sentem obrigadas a enfrentar seus medos.

Superando o medo

superar-medo-dirigir-blog-ceabs-como

Especialistas acreditam que entender que há algo errado é o primeiro passo para superar o medo de dirigir, pois, a partir disso, será possível procurar ajuda e passar por uma avaliação psicológica para determinar as causas da fobia, assim como o melhor tipo de tratamento.

Em diversas cidades, já existem autoescolas com instrutores especializados em ajudar quem tem medo de dirigir. Até mesmo as pessoas que já possuem habilitação, mas têm a fobia, podem fazer as aulas.

como-superar-medo-dirigir-blog-ceabs

Outra alternativa para superar a aversão é a hipnoterapia, método que encontra a raiz do medo e abre possibilidades para que ele possa ser vencido.

Independentemente do caminho escolhido, o importante é encontrar um profissional com quem se possa falar sobre o problema, procurar grupos especiais com pessoas que sofrem do mesmo receio e entender que a fobia tem tratamento.

Veja também: 5 medidas para dirigir na estrada pela primeira vez

Deixar um comentário