Como trocar um pneu?

Apesar de parecer uma tarefa simples para alguns, trocar um pneu pode dar muito trabalho e dor de cabeça. Porém, existem métodos e dicas que podem fazer com que essa missão seja realizada de maneira rápida, simples e bem objetiva.

De acordo com a Revista Pense Carros, a primeira regra a seguir é a prevenção, com o objetivo de que a troca de emergência seja evitada pelo máximo de tempo possível. É importante estar atento a furos e outras avarias e manter em dia a calibragem e o alinhamento.

Quando a troca for realmente necessária, a primeira coisa a fazer é estacionar em um local plano e seguro. Depois de parar, para a sua segurança e a de outros motoristas, coloque o triângulo de sinalização a pelo menos 40 metros de distância do veículo. Tenha cuidado ao parar próximo a curvas ou baixadas, nesses casos procure sinalizar também com outros objetos, como galhos de árvores.

Mantenha sempre dentro do veículo e em perfeitas condições de uso o kit de ferramentas necessárias para a troca, contendo triângulo de sinalização, macaco hidráulico e chave de roda.

Primeiramente, erga o veículo com o macaco. Posicione a ferramenta perto da roda a ser trocada e levante o veículo a uma altura consideravelmente mais alta que o chão. Depois disso, utilize a chave de roda para desparafusar o pneu e retirá-lo do eixo, girando as porcas dos parafusos no sentido anti-horário. Depois que estiverem bem frouxas, retire a roda.

Pegue o pneu reserva do seu veículo, encaixe-o no eixo e parafuse-o da maneira adequada, girando as porcas no sentido horário, certificando-se que a roda está bem presa ao veículo. Abaixe o carro com o macaco e está pronto.

É importante que após a troca do pneu o motorista leve o estepe imediatamente para o conserto, para não correr o risco de o pneu reserva não estar em condições de uso quando for necessário.

Para ilustrar esses passos e ajudar você na próxima vez que precisar trocar um pneu, separamos um vídeo que mostra como realizar a troca de maneira eficiente, acompanhe:

Veja também: Segurança do trânsito melhora no mundo, mas não no Brasil

Deixar um comentário

1 Comentário