Comprando o primeiro carro

Comprando o primeiro carro

O desejo de adquirir o primeiro veículo pode surgir por necessidades profissionais ou vontade de ter mais independência, por exemplo. A decisão normalmente envolve muitas perguntas, abaixo, a CEABS Serviços responde algumas das mais comuns.

Estou preparado para as despesas?
Mesmo que os juros estejam baixos e seja possível dividir o valor em várias parcelas, é essencial avaliar sua renda mensal, conforme o professor de Finanças da Fundação Getúlio Vargas, Hsia Hua Sheng, contou ao portal Exame: “É importante que se tenha ideia pelo menos do salário nos próximos três anos, que é o prazo médio de um financiamento do automóvel”.

Lembre-se também de que um automóvel não gera gastos apenas no momento da compra. Você deverá ter dinheiro para pagar o IPVA, licenciamento, combustível, cuidar da manutenção e contratar um seguro – esse último item muito importante para que você possa tirar o veículo da garagem tranquilamente. Se possível, contrate uma seguradora que ofereça também serviço de rastreamento veicular, garantindo que, em caso de roubos e furtos, você tenha mais chances de reaver o seu bem.

Carro novo ou usado?
A principal vantagem dos carros seminovos é o preço, mas ele pode ter problemas mecânicos escondidos. Também em entrevista à Exame, o especialista na área automotiva, Giancarlo Pereira, explica que, antes de fechar negócio, você deve levar o veículo a uma mecânica de confiança: “Para verificar melhor o histórico do veículo, uma boa opção é pedir que um mecânico faça a avaliação do carro pretendido junto com o comprador”.

Se a vontade é adquirir um carro novo, será necessário pesquisar diferentes concessionárias. Algumas dicas podem ajudar na busca pelo melhor preço, como fazer visitas próximas do fim do mês, já que os vendedores querem bater metas, ou até em dias chuvosos, com baixo movimento.

O que o automóvel deve conter?
Antes de tudo, liste os itens que considera importantes em um veículo e o valor máximo que pretende pagar, facilitando o processo. Por exemplo, se você tem uma família grande, a minivan é uma boa opção. Já quem viaja bastante deve escolher os modelos com menor consumo de combustível.

Você tem outras dicas valiosas para ajudar na compra do primeiro carro? Compartilhe com nossos leitores através dos comentários.

Veja também: Monitore on-line o seu veículo com a CEABS Serviços

Somos uma empresa do grupo Europ Assistance, com foco na excelência de atendimento e inovação tecnológica. Atendemos seguradoras, transportadoras e montadoras de veículos, além do público em geral que deseje ter seus bens monitorados. http://www.ceabs.com.br/

Deixar um comentário