Dicas para caminhoneiros de primeira viagemSuperação e desafios são elementos presentes na rotina de quem dirige pelas rodovias brasileiras. Mais do que um trabalho, ser caminhoneiro exige paixão pela direção e, é claro, muita responsabilidade, para garantir uma viagem segura para si mesmo e para outros motoristas.

Confira a seguir os principais cuidados para os caminhoneiros de primeira viagem.

Planejamento: estude o seu trajeto e identifique locais para você abastecer, dormir e comer, preferencialmente que tenham outros caminhoneiros e seguranças monitorando a área.

Carga: saiba qual tipo de carga você está levando para tomar cuidados específicos. Por questões de segurança, evite fazer comentários com terceiros sobre ela e também sobre seu itinerário, especialmente se estiver transportando produtos valiosos.

Check-list do caminhão: não saia de casa sem verificar os sistemas de freio, de ar, elétrico, a pressão do óleo e a situação dos pneus. Em seguida, confira se todos os seus documentos estão em ordem e em um local de fácil acesso, caso a Polícia Rodoviária solicite no meio da viagem.

Segurança: quando sair do caminhão, não o deixe aberto ou com a chave no contato. Nos momentos da parada, outra dica essencial é estacionar em locais apropriados e bem iluminados. Atualmente, diversas cidades brasileiras são conhecidas pelo alto índice de assaltos a caminhões. Antes de sair, verifique se o seu roteiro abrange alguma delas para você saber se proteger ou até mesmo avisar a sua transportadora sobre áreas de riscos.

Veja também: O que fazer em caso de furto ou perda da CNH

Deixar um comentário

1 Comentário