Dicas para longas viagens de carro

Viajar de carro é sempre uma ótima opção para quem deseja conhecer um local novo com mais liberdade de horários, podendo parar quando quiser para fotografar ou alterar o roteiro. Porém, especialmente quando a viagem é longa, é preciso tomar alguns cuidados e evitar que o cansaço prejudique o rendimento do motorista. Confira:

  • Revisão: antes de pegar a estrada, lembre-se de fazer uma revisão no veículo. Cheque os freios, faróis, nível de água e óleo e calibre os pneus.

Dicas para longas viagens de carro

  • Faça paradas: dirigir por longos períodos pode cansar o motorista e diminuir sua atenção, por isso, procure fazer pausas regulares para alongar-se.  
  • Cuide da alimentação e do sono: descansar o suficiente antes de uma longa viagem é imprescindível para o motorista. Além disso, procure alimentar-se bem durante o trajeto.
  • Se possível, reveze: se você estiver viajando com outras pessoas que tenham carteira de habilitação e experiência em estradas, procure revezar a direção para evitar o cansaço. Essa prática ainda ajuda a otimizar o tempo da viagem.

Dicas para longas viagens de carro

  • Conheça bem a sua rota: não confie 100% nos aparelhos de GPS, pois eles podem não funcionar em determinadas regiões. Antes de viajar, estude bem a sua rota e procure saber se existem postos de gasolina, cidades, mercados ou hospitais no caminho, caso haja alguma emergência.
  • Mantenha o tanque cheio: em viagens longas, é sempre indicado encher o tanque quando o este chega na metade, pois pode não haver um posto de gasolina pelos próximos quilômetros.

Dicas para longas viagens de carro

Você acrescentaria outros cuidados para garantir que sua viagem ocorra com tranquilidade? Conte para a gente!

Veja também: 5 dicas para conservar o seu carro

Deixar um comentário