Dicas para mais segurança durante o transporte de cargas

dicas-mais-seguranca-durante-transporte-cargas-blog-ceabs

A vida nas estradas, transportando cargas diariamente, requer atenção extra para garantir a segurança. Isso porque os caminhoneiros frequentemente são alvos da ação de bandidos, mesmo quando transportam mercadorias de valor relativamente baixo. Porém, algumas atitudes podem prevenir a atuação de pessoas mal-intencionadas.

Separamos 8 dicas para aumentar a segurança do transporte de cargas. Confira:

1. Evitar dar caronas

seguranca-durante-transporte-cargas-blog-ceabs-dicas-mais

É muito comum que caminhoneiros deem caronas para pessoas nas estradas. Este ato de solidariedade, infelizmente, pode representar mais perigo para o motorista. Por isso, sempre que possível, evite dar caronas a desconhecidos.

2. Andar em comboio 

caminhao-ceabs-dicas-mais-seguranca-durante-transporte-cargas-blog

Caminhoneiros que viajam juntos têm mais segurança. Dessa forma, a qualquer sinal de perigo, há outros colegas por perto para acionar a segurança.

3. Não parar para socorrer problemas 

durante-transporte-cargas-blog-ceabs-dicas-mais-seguranca

Esta tática é muito utilizada por pessoas que querem dar golpes em motoristas que tentam ajudar. Caso se depare com acidentes na estrada, o mais correto a fazer é acionar a polícia (190) ou a concessionária da rodovia para pedir ajuda, e seguir viagem sem parar.

 4. Evitar paradas desnecessárias
cargas-blog-ceabs-dicas-mais-seguranca-durante-transporte

Paradas desnecessárias podem dar margem à ação de bandidos. Por isso, só encoste quando for realmente necessário.

5. Checklist antes de sair da empresa 

mais-seguranca-durante-transporte-cargas-blog-ceabs-dicas

Fazer um checklist de todos os itens de segurança para evitar imprevistos é essencial.

 6.Dirigir com vidros fechados

blog-ceabs-dicas-mais-seguranca-durante-transporte-cargas

Dirija com as janelas fechadas e, se possível, instale películas nos vidros, que podem garantir que ladrões não consigam visualizar quem está dirigindo.

7. Não dar informações a terceiros

transporte-cargas-blog-ceabs-dicas-mais-seguranca-durante

Nas paradas, é comum que motoristas conversem com desconhecidos. Nesses casos, é importante se lembrar de não dar informações como o tipo de carga que está transportando. Aliás, uma dica muito valiosa é sempre dizer que o caminhão está vazio.

8. Isca de Cargas CEABS 

ceabs-dicas-mais-seguranca-durante-transporte-cargas-blog

Por fim, a Isca de Cargas da CEABS permite que o caminhão seja monitorado de forma discreta. Em caso de roubos, é possível localizar a carga rapidamente, já que o dispositivo é instalado na hora do carregamento, em local secreto.

Veja também: As cargas mais roubadas no Brasil

Somos uma empresa do grupo Europ Assistance, com foco na excelência de atendimento e inovação tecnológica. Atendemos seguradoras, transportadoras e montadoras de veículos, além do público em geral que deseje ter seus bens monitorados. http://www.ceabs.com.br/

Deixar um comentário