Dicas para quem vai pegar a estrada nestas férias

Dicas para quem vai pegar a estrada nestas férias

Para quem vai pegar a estrada nestas férias, adotar alguns cuidados antes da viagem é fundamental para que tudo corra bem e o passeio seja o mais agradável possível.

Revisão

 

Alguns dias antes da viagem, leve seu veículo a um mecânico de confiança para uma revisão completa. É importante checar faróis, lanternas, luzes e freios e também fazer alinhamento e balanceamento.

Antes de pegar a estrada, passe em um posto perto de casa para calibrar os pneus (inclusive o estepe), encher o tanque de combustível e verificar os níveis de água e óleo.

 

Planeje o trajeto

Sempre é interessante checar o trajeto com antecedência. Pesquise as condições das estradas, confira se existem postos de gasolina e restaurantes no caminho e quantas praças de pedágio há no percurso.

Outra questão importante é planejar o horário de saída. Dependendo do destino, a “hora do rush” pode atrasar a sua chegada. De modo geral, os melhores horários para viajar são antes das 7h, entre 14h e 16h ou depois das 20h.

Bagagem

Leve apenas o essencial, afinal, quanto mais pesado estiver o veículo, maior será o consumo de combustível. Acomode toda a bagagem possível no porta-malas, mas tome cuidado para não bloquear a visão do motorista. Evite deixar objetos como o estojo dos óculos soltos pelo carro, pois podem cair nos pés do condutor ou, em caso de uma colisão, serem arremessados e machucar os ocupantes do veículo. Lembre-se ainda de sempre levar dinheiro em espécie, pois alguns restaurantes ou postos de gasolina podem não aceitar cartões.

Motorista

O motorista deve descansar bem na véspera da viagem e não consumir nada alcoólico no dia, nem remédios que possam afetar os reflexos. É importante ainda estar hidratado e bem alimentado (neste caso, vale evitar produtos derivados do leite, que contenham maionese ou alimentos que não costumam fazer parte da dieta).

Mesmo em viagens curtas, é preciso fazer pausas para se espreguiçar e ir ao banheiro, o que estimula a circulação e renova as energias.

Veja também: Dicas para quem vai dirigir em rodovias pela primeira vez

Somos uma empresa do grupo Europ Assistance, com foco na excelência de atendimento e inovação tecnológica. Atendemos seguradoras, transportadoras e montadoras de veículos, além do público em geral que deseje ter seus bens monitorados. http://www.ceabs.com.br/

Deixar um comentário