Dicas para reduzir gastos com o carro

Ter um automóvel gera muitos custos para o motorista, incluindo o valor das parcelas do veículo, manutenção, impostos e abastecimento. Atualmente, com os preços dos combustíveis aumentando rapidamente, muitos optam por usar o carro de forma mais racional, com intuito de diminuir gastos.

De acordo com o Centro de Segurança Viária Brasileiro, a maneira como você dirige pode influenciar na durabilidade do seu carro e em quanto você gasta com ele. Por isso, ao mudar alguns hábitos do dia a dia, você pode perceber uma economia maior em seu veículo, reduzindo custos com combustível ou manutenção.

  • Calma no trânsito

Sempre que possível, evite acelerar bruscamente, pois quanto mais você pisa no acelerador, maior o volume de gasolina enviado ao motor. Além disso, acelerações e frenagens bruscas podem desgastar motor, freio, suspensão e pneus.

Dicas para reduzir gastos com o carro

  • Confira óleo e filtros

Verificar frequentemente o nível do óleo e fazer a troca dos filtros é essencial para manter o motor funcionando corretamente, gastando menos combustível.

  • Use o ar-condicionado com moderação

O ar-condicionado é um item essencial em algumas cidades, porém, ele deve ser utilizado com moderação, pois seu uso constante pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. Sendo assim, sempre que puder, prefira dirigir com os vidros abertos e o ar-condicionado desligado.

  • Calibre os pneus

Além de ser indispensável para a segurança do veículo, fazer a calibragem dos pneus ajuda a diminuir o consumo de combustível. Quando estão vazios, sua área de contato com o solo é maior, aumentando o atrito dos pneus com o piso e o consumo.

Dicas para reduzir gastos com o carro

  • Não deixe o pé na embreagem

Evite dirigir com o pé no pedal da embreagem quando a marcha já estiver engatada. Isso tende a danificar a tração e os componentes, o que pode resultar na troca dos conjuntos e em gastos extras.

E você, acrescentaria alguma dica? Compartilhe com a gente.

Veja também: Dicas e cuidados com o câmbio automático

Deixar um comentário

1 Comentário
  1. excelente artigo, gostaria de incrementar com mais dicas:

    * Não freie com o motor. Para economizar combustível, o melhor é prever as freadas com tempo e frear sem pressa, usando apenas os freios e levantando completamente o pé do acelerador. Usar reduções bruscas de marcha para frear consome tanto combustível quanto andar em alta velocidade. Deixe este método para emergências ou para descidas de ladeiras;
    * Ande em rotações baixas. Você pode andar a 50 km/h em primeira ou em quinta marcha. A diferença está nas rotações em que o motor roda em cada caso e no combustível que ele consome nessas situações. O melhor é circular com o veículo nas marchas mais altas que puder. Isto reduzirá altas rotações, consumo e desgaste;
    * Evite descer ladeiras com o veículo desengatado, por questões de segurança e economia. Numa descida, sem acelerar e engatado, a central da injeção eletrônica entende a situação e corta o envio de combustível por certo momento.
    No mais, milagre não existe… E de acordo com a tocada, é muito melhor ter um carro mais potente que sustenta bem entre 100 ou 120 km/h a se atrevera pegar um 1.0, que tem reações muito lentas e pode ser o pior de um carro, desempenho péssimo com consumo elevado.