Direção defensiva para motociclistas

Motocicletas permitem circular pelo trânsito com mais facilidade em relação aos automóveis. Por outro lado, os condutores ficam com o corpo muito exposto, tornando mais sérios os riscos em caso de acidentes. Por isso, a atenção deve ser redobrada.

O portal Vias Seguras desenvolveu um manual completo e gratuito sobre direção defensiva para motociclistas. Confira os itens de segurança e as atitudes mais importantes:

Pastilhas e lonas de freio

Verifique periodicamente o desgaste das pastilhas e lonas. A durabilidade destes componentes vai depender muito da forma de condução.

Direção defensiva para motociclistas é essencial

Jaqueta

Assim como o capacete, a jaqueta ou um casaco são itens de segurança fundamentais. Sua principal função é proteger o tronco e braços de possíveis impactos, além de evitar que a pele seja esfolada pelo asfalto.

Luvas

Luvas são fundamentais, pois as mãos são geralmente a primeira parte do corpo a tocar o solo, na tentativa de se proteger. Elas ainda ajudam contra o frio, a chuva e pedriscos.

Luvas para motociclistas

Calça

Em uma queda, normalmente as pernas e joelhos são bastante atingidos. O ideal é usar calças de couro ou as especiais, de Cordura®, especialmente confeccionadas para motociclistas.

Colete inflável

Já existem coletes que inflam por meio de gás armazenado em um pequeno cilindro. No momento do acidente, quando o piloto é jogado da moto, o gás é liberado e o colete infla.

Veja e seja visto

Por conduzir um veículo de pequenas dimensões e rápido, o piloto deve fazer de tudo para ser visto no trânsito: usar roupas e capacetes de cores claras, andar sempre com o farol aceso e não se posicionar nos pontos cegos dos motoristas.

Capacete

É o equipamento de segurança mais importante do motociclista. A maioria dos acidentes fatais é decorrente de ferimentos na cabeça.

Capacete para motociclistas

Cuidado no corredor

O corredor – vão que se forma entre as fileiras de carros – é um caminho aberto para as motos. Porém, é comum pedestres atravessarem fora da faixa, por entre os carros, motoristas mudarem de faixa repentinamente e passageiros abrirem a porta sem atenção. Por isso, aproveitar o corredor pode ser muito perigoso. Com os veículos em alta velocidade, qualquer mudança repentina por parte do motorista ou um deslocamento lateral dos carros poderá prensar a moto, deixando-a sem saída, ou até mesmo derrubando-a.

Kit de emergência

Tenha sempre uma pequena bolsa para levar itens úteis em momentos de emergências, como alicate e chaves de fenda, entre outros.

Veja também: 7 dicas para proteger a sua moto contra roubos

Deixar um comentário