Inventado nos anos 90, o freio ABS é um sistema eletrônico para evitar freadas bruscas. A sigla vem do termo em inglês “Antilock Brake System”, ou “Sistema Antibloqueio de Frenagem”, em português.
De acordo com o portal Auto Start, a grande vantagem dele em relação ao freio comum é que o ABS evita que as rodas travem em uma freada brusca, permitindo que o motorista continue no controle do carro, ou seja, o freio age da mesma forma que um motorista experiente faria diante de um imprevisto: para gradativamente.
Nos freios tradicionais, se um carro está a 80 km/h, por exemplo, e o motorista realiza uma freada brusca, acontece o atrito estático entre os pneus e a pista, fazendo com que o carro pare após percorrer cerca de 45 metros. Já com o freio ABS, nas mesmas condições, o sistema realiza diversas reduções de velocidade, evitando que o veículo derrape. Dessa forma, o carro para cerca de 32 metros após a freada.
No vídeo abaixo, do canal ICarros, você poderá visualizar melhor como funciona o ABS na prática:
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