Informações que rastreadores extraem dos veículos

informacoes-rastreadores-extraem-veiculos-blog-ceabs

O serviço de rastreamento veicular da CEABS proporciona inúmeras possibilidades para seus usuários. As maiores vantagens, quando utilizado para a Gestão de Frotas, são a segurança e a economia, pois é possível saber quando e onde o veículo saiu da rota, se foi aberta alguma porta ou, ainda, se alguma pessoa não autorizada está tendo acesso ao carro. Todas essas informações auxiliam o gerente de frota a identificar ocorrências para agir o mais rápido possível, assim como prevenir o mau uso do veículo.

Mas você tem ideia de quais tecnologias permitem que tantas informações sejam obtidas dos automóveis? Tudo isso é possível graças ao sensoriamento de frotas da CEABS. Saiba mais:

Excesso de velocidade e quilometragem rodada

blog-ceabs-informacoes-rastreadores-extraem-veiculos

São detectados por meio da tecnologia magnética ou de efeito hall. É usado um sensor magnético capaz de detectar um conjunto de ímãs instalados no eixo do veículo e, conforme o carro se movimenta, os ímãs passam pelo sensor gerando pulsos elétricos lidos pelo rastreador. O equipamento processa os dados e consegue calcular a velocidade e a distância percorrida com erros menores que 1%.

Horários não permitidos e roteirização

ceabs-blog-informacoes-rastreadores-extraem-veiculos

Através da tecnologia GPS, os horários e roteiros são processados no próprio sistema, após o rastreador enviar os dados para o servidor. O equipamento recebe informações de data e hora e a posição dos satélites GPS, assim como se o veículo está ligado ou não pelo fio de ignição. Com esses dados, o sistema é capaz de identificar se o automóvel trafega com a ignição ligada. Caso alguma regra seja quebrada, o cliente é notificado.

Controle de jornada

veiculos-informacoes-rastreadores-extraem-blog-ceabs

A tecnologia responsável por detectar a jornada de trabalho é a RFID (Radio Frequency Identification). Ao aproximar um cartão RF de um receptor, esse módulo faz a aquisição dos dados e os processa. Caso não seja um cartão cadastrado, o rastreador mantém o veículo bloqueado, incapacitando o condutor de continuar. Se for válido, o veículo pode trafegar normalmente e o número do condutor é enviado à central. Esse procedimento ocorre quando o veículo é ligado ou desligado, assim o sistema calcula o período de viagem de cada motorista que teve acesso ao automóvel.

Além das tecnologias citadas acima, é possível saber quando e onde um guincho está carregando um veículo, ou se uma betoneira está carregando ou descarregando cimento, ou ainda se alguma porta foi aberta, como em caminhões frigoríficos ou porta de passageiro. Essas informações melhoram não só a roteirização, como também o desempenho.

No caso de máquinas elétricas (como empilhadeiras), pode-se monitorar a quantidade de horas com motor ligado.

Com os rastreadores da CEABS, o gerente de frotas mantém todas as informações importantes próximas a ele, possibilitando fazer as manutenções nas máquinas/veículos o mais rápido possível, economizando tempo e dinheiro, além de ajudar a reduzir custos com combustível, já que o motorista trabalha com o veículo na rotação correta, evitando consumo e desgaste excessivos.

Veja também: Por que instalar rastreador na sua frota de carros?

Somos uma empresa do grupo Europ Assistance, com foco na excelência de atendimento e inovação tecnológica. Atendemos seguradoras, transportadoras e montadoras de veículos, além do público em geral que deseje ter seus bens monitorados. http://www.ceabs.com.br/

Deixar um comentário