Inglaterra vai testar estradas que recarregam carros elétricos enquanto eles transitam

Menos poluentes, os carros elétricos são cada vez mais frequentes em lugares como Estados Unidos, Reino Unido e Japão. Mas, apesar da popularização, os motoristas ainda têm dificuldade para encontrar estações próprias para recarga, o que impede que eles sejam usados em trajetos mais longos, como viagens, por exemplo.

Para reverter este problema, a organização Highways England, agência estatal do Reino Unido, está dando os primeiros passos para aplicar uma tecnologia de “carregamento veicular sem fio“. A ideia é equipar os veículos com sistema wireless e, nas rodovias, instalar fios elétricos sob a estrada, gerando campos eletromagnéticos que serão captados por uma bobina dentro do carro e convertidos em eletricidade. Dessa forma, os condutores não precisarão mais interromper seu caminho para recarregar as baterias.

Inglaterra vai testar estradas que recarregam carros elétricos enquanto eles transitam

Segundo informações do site BBC Brasil, já existe um estudo de viabilidade do projeto e, agora, a agência estatal abriu uma concorrência para que empresas privadas apresentem testes da tecnologia.

Exemplos reais

A proposta não é inteiramente nova. Em 2013, a Coréia do Sul reconstruiu uma via com 12 quilômetros de distância, na cidade de Gumi, que permite que ônibus elétricos sejam recarregados enquanto trafegam. Na própria Inglaterra já houve um teste parecido na cidade de Milton Keynes. Lá foi testado um sistema que recarregava as baterias de ônibus elétricos por meio de placas instaladas no meio da rua. A diferença é que eles precisavam parar por alguns minutos para a recarga completa.

Veja também: Aplicativos de controle de veículos: risco ou segurança?

Deixar um comentário

1 Comentário