mitos_e_verdades_sobre_o_câmbio_automático

Alguns motoristas simplesmente não se adaptam ou têm críticas em relação ao câmbio automático. Do outro lado estão aqueles que o defendem, ressaltando o conforto proporcionado. Em meio a isso circulam diversas informações sobre o sistema, nem todas corretas.

Pensando nisso, separamos algumas das questões mais comentadas a respeito do câmbio automático para esclarecer o que é mito e o que é verdade. Confira:

Consome mais combustível

Mito! Essa noção surgiu devido à menor eficiência dos antigos câmbios automáticos. No entanto, a tecnologia avançou bastante e hoje os carros automáticos costumam ser até mais econômicos que as versões com câmbio manual.

As trocas de marchas são mais rápidas

Verdade! Os câmbios automáticos são muito rápidos na troca de marchas. Alguns modelos são até comparados a sistemas com dupla embreagem muito eficientes e velozes, normalmente utilizados em veículos esportivos.

O custo de manutenção é mais alto

Verdade! O sistema automático dá menos problemas, porém, quando ocorrem, o custo de manutenção é maior. Isso porque ele é mais complexo, tem mais peças e requer equipamentos especiais. Além disso, nem todas as oficinas estão preparadas para realizar a manutenção.

Sua vida útil é maior

Verdade! No câmbio manual, caso a troca de marchas não seja feita na rotação adequada, pode haver desgaste na caixa de câmbio. Na versão automática isso não acontece, uma vez que o sistema eletrônico faz esse gerenciamento.

Causa mais desgaste nos freios

Mito! De fato, quando o veículo com câmbio automático está parado, é preciso acionar o freio para mantê-lo assim. No entanto, a força que o carro realiza para frente é tão pequena que não influencia no desgaste.

Como outras ferramentas, o câmbio automático apresenta vantagens e desvantagens. O importante é você entendê-las para fazer a escolha de acordo com suas necessidades e preferências.

 

Veja também: Rastreador veicular ou seguro: qual é a melhor opção?

Deixar um comentário