A CEABS oferece soluções inovadoras para rastrear e proteger motoristas e veículos nas estradas, sejam automóveis de passeio ou comerciais, como motocicletas ou caminhões. Para quem deseja fazer uma gestão de frota para veículos pesados, conhecer o tipo de caminhão mais adequado para a necessidade da sua empresa é essencial para transportar sua carga, bem como para garantir a segurança do motorista e dos outros usuários das vias. Para entender melhor sobre os tipos de caminhões e carrocerias, continue lendo este post.

Tipos de veículos

Veículo Urbano de Carga (VUC)

O VUC é um veículo de menor porte, mais indicado para trafegar em áreas urbanas, pois tem limite de emissão de poluentes e capacidade de carga de até 3 toneladas.

Esse veículo é indicado para o transporte de mercadorias resfriadas ou congeladas, como alimentos. Também pode ser utilizado no transporte de cargas secas ou medicamentos e para realizar mudanças residenciais ou comerciais.

Caminhão semipesado ou toco

O caminhão semipesado é um veículo de carga não articulado com comprimento máximo de 14 metros e apenas um eixo de roda na traseira, podendo ter até seis pneus (quatro na traseira, se for um eixo duplo, e dois na dianteira). Esse veículo possui capacidade de peso bruto máximo de 16 toneladas e pode ser utilizado para transportar cargas frigoríficas ou realizar mudanças.

Leia também: Como funciona a isca de carga?

Truck ou caminhão pesado

Truck é como é conhecido um conjunto de dois ou três eixos de rodas em tandem. Esse tipo de veículo possui capacidade de peso bruto máximo de 23 toneladas e pode ser utilizado no transporte de carga viva e carga a granel sólida. Também pode ser usado para transportar veículos.

Cavalo mecânico ou caminhão extrapesado

Cavalo mecânico simples (ou, ainda, caminhão trator) é o veículo utilizado para transporte de cargas muito pesadas e de grande volume, sem possibilidade de fracionamento. O veículo atua como um rebocador, com um eixo único tracionado. Atenção: a carroceria precisa ser do tipo prancha.

Cavalo mecânico trucado ou LS

A diferença do cavalo mecânico trucado para o modelo anterior é a existência de um conjunto de eixos (truck) para tracioná-lo, sendo capaz de suportar um peso maior no semirreboque acoplado.

Além dos cavalos mecânicos, os caminhões pesados também podem ser usados como unidades tratoras de implementos, formando uma composição de veículos de carga. São elas: carreta simples, carreta de dois eixos, carreta de três eixos, carreta cavalo trucado, bitrem, tritrem, treminhão e “Romeu e Julieta”.

Esse tipo de veículo pode transportar cargas a granel sólidas, cargas secas, cargas indivisíveis e de grandes dimensões.

Tipos de carroceria

Tipos de caminhão e de carroceria

Baú simples

Carroceria fechada para transporte de carga seca embalada (caixas, sacas, fardos).

Grade baixa

Também utilizada para cargas secas soltas, mas a carroceria é menos protegida, por ser aberta. Assim, é mais usada para o transporte de produtos resistentes, como chapas de aço, materiais de construção e madeira.

Graneleiro

Indicado para o transporte de cargas secas a granel que não demandam proteção. Também é usado para carregar produtos para a construção civil.

Baú refrigerado ou frigorífico

É apropriado para cargas de alta perecibilidade, que exigem a manutenção de temperaturas específicas e a proteção irrestrita contra intempéries.

Tanque

Carroceria própria para o transporte de líquidos a granel.

Baú sider

Tem uma abertura lateral que facilita o deslocamento de produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra intempéries. Pode ser fechado por lona.

Caçamba basculante

Permite a descarga por escoamento traseiro, por isso é indicada para o transporte de areia, cascalho, terra, brita e outros materiais de construção a granel, assim como grãos.

Porta-contêiner

Carroceria incomum, mas muito segura para produtos que não podem ser expostos. É usada principalmente em zonas portuárias, locais mais burocráticos para a liberação de cargas.

Agora que você sabe mais detalhes sobre os tipos de caminhões, é importante assegurar sua frota nas estradas. Com o rastreamento veicular da CEABS, é possível proteger os motoristas, os caminhões e as cargas. Acesse o site e saiba mais.

Acompanhe as novidades da CEABS através das redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn YouTube.

Leia também: Monitoramento em tempo real com a CEABS

Deixar um comentário