O perigo das bolhas nos pneus

A maioria das pessoas que possuem automóveis só lembra dos pneus de seus veículos na hora de calibrá-los, ou então quando furam. Porém, a preocupação com os pneus dos carros deve ir além destes cuidados.

De acordo com o portal G1, bolhas e saliências podem aparecer tanto na parte interna como na parte externa dos pneus. São comumente causadas por atritos com o meio-fio ou ainda por buracos e más condições das estradas.

Assim como um pneu calibrado com uma pressão menor que a necessária, as bolhas diminuem a resistência em caso de impactos, o que causa sobrecarga na banda de rodagem e deixa a direção instável, podendo estourar o pneu e ocasionar graves acidentes.

O perigo das bolhas nos pneus

As bolhas nos pneus podem ser identificadas visualmente ou através da trepidação do volante, bem como por ruídos estranhos na direção. Quando aparecerem, o mais correto é optar pela imediata troca dos pneus. Algumas oficinas defendem que o problema tem conserto através do processo de vulcanização, com o qual o fabricante consegue moldar as borrachas. Porém, especialistas afirmam que dessa maneira o problema é apenas mascarado, não solucionado, e assim continuará representando um risco.

Sempre que os pneus do seu veículo se chocarem com força contra o meio-fio ou um buraco, procure um profissional para saber se o impacto provocou bolhas, independentemente de os pneus serem velhos ou novos.

Em tempo, não deixe de calibrar os pneus do seu veículo de acordo com a indicação do fabricante e evite o choque com buracos e guias de ruas e estradas. Essas medidas previnem o aparecimento de bolhas e aumentam sua segurança ao volante.

Veja também: Itens automotivos que viraram história

Deixar um comentário