adequado-cada-veiculo-blog-ceabs-pneu

Escolher o pneu adequado para seu carro é fundamental para que ele fique estável e a frenagem seja perfeita. Além disso, a harmonia interfere diretamente no consumo de combustível, o pneu correto faz com que o veículo gaste menos.

Para entender os requisitos de compatibilidade, é preciso levar em consideração diâmetro, proporção, largura e outros detalhes do pneu, como vêm marcados em sua lateral. Na imagem abaixo, é possível conhecer o que cada letra e número significa:

pneu-adequado-cada-veiculo-blog-ceabs

E se eu quiser mudar o tamanho do pneu?

 veiculo-blog-ceabs-pneu-adequado-cada

Você pode. Porém, a diferença do diâmetro em relação ao pneu original não pode ultrapassar 3%. De acordo com o BlogAuto, há uma margem dentro da qual não existem riscos de fazer a alteração do tipo de pneu, mantendo o desempenho e a segurança. Ao aumentar o tamanho dos pneus, é preciso manter o tamanho total externo, colocando pneus com laterais mais baixas para compensar a maior largura.

Posso colocar diferentes marcas e modelos de pneus no carro?

cada-veiculo-blog-ceabs-pneu-adequado

Fabricantes recomendam que pneus iguais sejam mantidos em um mesmo eixo do veículo. Além disso, é prudente evitar a montagem de pneus de dimensões diferentes no mesmo automóvel.

Por fim, é valido ressaltar que a realização semanal da calibragem com o carro frio é essencial para garantir a estabilidade do veículo.

Veja também: O rodízio de pneus é mesmo uma vantagem?

Deixar um comentário