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Fazer o rodízio de pneus é muito comum, e visa equilibrar o desgaste do conjunto, alternando suas posições de acordo com a recomendação da montadora.

Isso é supostamente necessário porque nos carros de tração dianteira os pneus da frente tendem a se desgastar bem mais, por conta das forças a que estão sujeitos. Por isso, muitos defendem que é recomendável, de tempos em tempos, trocar a posição dos pneus traseiros e dianteiros, possibilitando um desgaste uniforme.

O site Quatro Rodas consultou diversas marcas de carros para saber se esse procedimento realmente faz bem aos pneus ou se isso é apenas um mito. Confira:

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Os favoráveis ao rodízio argumentam que o desgaste por igual dos cinco pneus (incluindo o estepe) só é possível quando é realizada a troca eventual das posições. Ainda de acordo com o site Quatro Rodas, a prática pode prolongar a vida de todo o conjunto em 20%. Além da economia, isso favorece a segurança, pois comprar apenas dois pneus novos para substituir os dois que gastaram mais deixará sempre um desequilíbrio entre as rodas.

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Já os que são contra defendem que o maior problema é que a cada rodízio sempre haverá três pneus gastos em conjunto com um quarto menos rodado (o estepe), gerando um desequilíbrio. Outro argumento é que o estepe, mesmo que seja igual aos demais, não foi feito para rodar, mas sim para garantir que o motorista chegue com segurança aonde precisa.

E você, vê benefícios no rodízio de pneus? Conte para gente!

Veja também: Como calibrar os pneus de maneira correta

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