origem-do-nome-de-montadoras-de-carros-ceabs

Atualmente, existem inúmeras montadoras de carros, várias das quais com fábricas em diversos países. Marcas como Audi, Mercedes e Renault são conhecidas mundialmente e fazem parte do dia a dia das pessoas. Você já se perguntou sobre a história das principais empresas do setor? Confira a seguir.

  • Mercedes-Benz: de origem alemã, seu nome foi usado pela primeira vez em 1900, em um carro desenvolvido pela marca anteriormente chamada de “DMG”. O empresário austríaco Emil Jellinek o encomendou para uma corrida, e então batizou o automóvel com o nome de sua filha, Mercédès. A marca “Mercedes”, já com o emblema da estrela de três pontas, foi registrada pela DMG alguns anos mais tarde. Em 1926, ela se uniu a outra fabricante, a Benz & Cie, e o sufixo foi adicionado.

origem-do-nome-de-montadora-carro-ceabs

  • BMW: surgiu da fusão de três empresas diferentes, Bayerische Flugzeugwerke, Fahrzeugfabrik Eisenach e a pioneira – montadora de motores aeronáuticos – Bayerische Motoren Werke. Desta surgiu a sigla BMW.

origem-nome-montadoras-de-carros-ceabs

  • Volkswagen: também de origem alemã, a Volkswagen foi criada em 1937 pelo governo nazista, e seu nome significa “carro do povo” em alemão.

origem-nome-de-montadoras-de-carros-ceabs

  • Volvo: começou na Suécia, em 1924, como parte do projeto de criar o automóvel mais seguro do mundo. O nome desta montadora de automóveis vem do latim e significa “Eu rodo”, menção ao movimento giratório do rolamento.

origem-do-nome-de-montadora-de-carros-ceabs

  • Toyota: a marca é uma adaptação do sobrenome de seus fundadores, “Toyoda”. A escolha pelo T no lugar do D se deve à sonoridade e à escrita em japonês com oito traços, número da sorte. A empresa surgiu em 1937 e foi registrada como Toyota Motor Company.

origem-do-nome-de-montadoras-carros-ceabs

  • Citroën: o nome desta montadora de carros é referência ao sobrenome do engenheiro e fundador da empresa, Andre Citroën, e o símbolo com as duas letras “V” invertidas representa a engrenagem bi-helicoidal criada por ele.

origem-nome-montadoras-carros-ceabs

Veja também: Os carros mais estranhos da história

Deixar um comentário

2 Comentários