Quando é a hora certa de trocar o óleo?

Muitas pessoas trocam o óleo de seus carros sem ter certeza da necessidade da troca ou se ela foi realizada no momento correto. Para evitar que essa situação se repita, selecionamos, baseados no site Extra, dicas simples e objetivas para analisar o óleo do motor.

Basicamente, a troca de óleo deve respeitar a recomendação do manual do veículo, que também traz as informações sobre o tipo de produto e a quantidade ideal a ser usada. A troca só deve ser antecipada caso o carro rode demais ou passe muito tempo em engarrafamentos.

Quando é a hora certa de trocar o óleo?

Óleo escuro não significa que tem que ser trocado imediatamente, essa coloração indica que o componente está limpando o motor, novamente, siga sempre a recomendação do fabricante.

Se o seu carro roda pouco e normalmente não alcança a quilometragem estipulada no manual, troque o lubrificante a cada 6 meses. Óleo velho prejudica a lubrificação do motor.

Ao verificar o medidor, fique atento à ponta com a parte achatada, onde se deve checar e nível. O correto é que o óleo esteja presente ao longo de toda essa parte, quando o nível estiver abaixo do mínimo, é hora de trocar. Para medir com exatidão, estacione o veículo em um lugar plano e desligue o motor por no mínimo 10 minutos antes da aferição.

Veja também:  Testando a sua memória: significado das placas de trânsito

Deixar um comentário