Segurança no trânsito: cuidado com os pontos cegos

segurança_no_trânsito_cuidado_com_os_pontos_cegos

Antes de mais nada, uma pergunta: você já levou uma fechada no trânsito? Em alguns locais, principalmente rodovias, esses acidentes são corriqueiros.

Muitas vezes, isso se deve aos pontos cegos do veículo, áreas que escapam da visibilidade do condutor, pois os espelhos não conseguem abranger todo o espaço ao redor do carro.

Esta situação pode causar acidentes graves, em especial durante ultrapassagens, uma vez que o motorista tem dificuldades para perceber se há outro veículo próximo.

Mas o condutor pode amenizar o perigo de colisão que o ponto cego representa com uma atitude simples: ajustar os retrovisores corretamente.

Muitas pessoas posicionam os espelhos de modo que metade mostre o próprio veículo e a outra metade, o trânsito. Contudo, isso faz com que o campo de visão seja reduzido.

A dica é abrir o ângulo do retrovisor ao máximo, sem perder uma referência do próprio carro – para os modelos de quatro portas, o ideal é ver a ponta da maçaneta das portas traseiras.

Lembre-se: você não precisa enxergar seu carro, mas sim os outros.

O ajuste dos espelhos retrovisores ajuda muito a diminuir o ponto cego, mas infelizmente não acaba totalmente com o problema. Isso porque os carros possuem ponto cego estrutural. Ou seja, é importante estar ciente de que a visibilidade poderá ficar comprometida e tomar o máximo de cuidado.

Faça os ajustes corretos para diminuir o ponto cego, contrate um sistema de rastreamento e tenha uma ótima viagem!

Entre em contato com a equipe comercial da CEABS e conheça nosso serviço de rastreamento de veículos. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

 

Veja também: Pedestres, ciclistas e motoristas. De quem é a preferência?

Somos uma empresa do grupo Europ Assistance, com foco na excelência de atendimento e inovação tecnológica. Atendemos seguradoras, transportadoras e montadoras de veículos, além do público em geral que deseje ter seus bens monitorados. http://www.ceabs.com.br/

1 Comentário

Deixar um comentário