seu_carro_está_com_barulho_no_freio_saiba_o_que_pode_ser

Um dos cuidados mais importantes a serem tomados com o carro é fazer a manutenção dos freios. Afinal, estamos falando diretamente de segurança.

Em geral é possível perceber quando há algo errado com os freios do seu carro: eles fazem barulho, trepidam. Mas você consegue identificar o problema? Para ajudar, listamos aqui algumas dicas.

Ruído

Esse costuma ser o barulho mais fácil de identificar. Ocorre quando as pastilhas estão desgastadas, mas também pode acontecer quando elas são de má qualidade. Além de gerar ruído, as pastilhas ruins têm desgaste prematuro, diminuindo a vida útil dos discos.

Trepidação

Esse problema costuma ocorrer quando os discos de freio estão empenados. Isso acontece por estarem muito desgastados, ou quando a matéria-prima de fabricação está em desacordo com sua especificação. Se o disco está empenado, as vibrações chegam até o volante, fique atento.

Estalo

Estalos podem envolver, na realidade, uma série de problemas: falta de molas nas pastilhas, buchas das bandejas estouradas, torre do amortecedor solta, pinos das pinças de freio com folga, entre outros. Nesse caso, procure um mecânico o quanto antes.

Nível de óleo baixo

Nível de óleo abaixo do indicado é uma das causas de barulho no freio. Nos carros mais novos, este é um sintoma de que as pastilhas estão desgastadas. Se o carro possui mais de 30 mil km, cheque se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.

Sempre que notar qualquer diferença, trepidação ou barulho ao frear, resolva isso rapidamente. A segurança do carro depende diretamente do bom funcionamento dos freios.

Vale sempre lembrar que, para manter a segurança, além de fazer manutenções frequentes no carro, é importante equipá-lo com um rastreador veicular.

Entre em contato com a equipe comercial da CEABS e conheça nosso serviço de rastreamento de veículos. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

 

Veja também: Principais causas de acidentes ao volante: conheça para se prevenir

Deixar um comentário