Tive o carro roubado, e agora?

Tive o carro roubado, e agora?

Ter o carro roubado é uma situação vivenciada por milhares de brasileiros diariamente. Apenas em 2015, a Confederação Nacional das Seguradoras apontou que foram registrados 516 mil casos em todo o país, crescendo 10% em relação a 2013. Entre as capitais que mais tiveram aumento nos roubos estão São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Como praticamente todos os veículos que transitam pelas ruas estão sujeitos à ação dos criminosos, é importante saber como proceder em caso de roubos e furtos. Primeiramente, você deve compreender a diferença entre as duas situações, que se diferenciam pela forma como os ladrões agem.

Furto – quando o criminoso se apropria de um pertence de uma pessoa, sem que esta saiba quem praticou o ato e/ou não tenha contato com o ladrão, a situação é caracterizada como furto. Por exemplo, se alguém roubar a sua carteira sem que você note.

Meu carro foi roubado, e agora?

Roubo – envolve contato direto com o agressor, não precisando acontecer necessariamente uma ação violenta. Neste caso, se você estava estacionando seu carro e alguém lhe obriga a entregar o veículo, isto é considerado um roubo.

Procedimentos
Avisar a polícia é o primeiro passo em ambos os casos. Utilize o número 190 ou compareça à delegacia mais perto da sua residência. Caso o veículo ou moto tenha rastreamento da CEABS Serviços, é imprescindível informar a empresa logo após o contato com a polícia.

Ao ligar para a Central de Emergências da CEABS, você poderá solicitar o rastreamento do seu bem desaparecido, o que frequentemente auxilia nos esforços dos policiais. É importante também que os proprietários compreenderem que o sucesso na recuperação está ligado diretamente à velocidade destas ações!

Boletim de Ocorrência
Outro procedimento que deve ser adotado em caso de furtos e roubos é registrar o Boletim de Ocorrência, conhecido popularmente como BO. O documento auxilia na investigação do caso e permite que os órgãos públicos atualizem os dados da sua cidade e estado em relação à criminalidade, o que ajuda a definir novas estratégias de segurança pública.

Para facilitar, a polícia permite fazer o BO pela internet, nos casos de:
• Furto de veículo
• Furto ou extravio de documentos
• Desaparecimento ou encontro de pessoa
• Furto de placa
• Furto de celular

Para outros tipos de ocorrências, como sequestro e roubo à mão armada, é essencial comparecer a um distrito policial.

Não esqueça: a CEABS Serviços disponibiliza uma equipe qualificada para atender em nossa Central de Emergências ocorrências em todo o território nacional. Nossos profissionais trabalham 24 horas por dia, todos os dias da semana. Acesse o site oficial ou ligue 0800 600 77 07.

Leia também: Os dez carros mais roubados do Brasil

Somos uma empresa do grupo Europ Assistance, com foco na excelência de atendimento e inovação tecnológica. Atendemos seguradoras, transportadoras e montadoras de veículos, além do público em geral que deseje ter seus bens monitorados. http://www.ceabs.com.br/

Deixar um comentário