transferindo-documentacao-carro-seguranca-blog-ceabs

O processo de venda e compra de um carro usado demanda procedimentos burocráticos para a transferência dos documentos do antigo proprietário para o novo dono. Em primeiro lugar, confira o que você vai precisar ter em mãos:

seguranca-blog-ceabs-transferindo-documentacao-carro

Com esses documentos em mãos, deve-se aguardar o pagamento da compra do veículo antes de realizar a transferência. Aproveite este tempo para verificar se existem débitos pendentes em seu nome e quitá-los, o que é exigido pelo DETRAN para que o processo possa ser concretizado.

carro-seguranca-blog-ceabs-transferindo-documentacao

Em relação ao CRV, certifique-se de que não está o entregando em branco para outras pessoas, para evitar risco de falsificação de assinatura. Preencha-o sempre com a data de venda e os dados do novo proprietário, e verifique se está devidamente assinado e com firmas reconhecidas.

Depois disso, o comprador tem prazo de 30 dias corridos para emitir o novo documento em seu nome. Vale ressaltar que isso só é possível após agendamento e realização de vistoria do veículo junto ao DETRAN, além da confirmação da quitação de débitos anteriores e do ano vigente, incluindo IPVA, seguro obrigatório e taxas de licenciamento.

documentacao-carro-seguranca-blog-ceabs-transferindo

As cópias autenticadas do CRV datado com firmas reconhecidas são necessárias para comunicar a venda ao departamento de trânsito. Porém, é interessante que as duas partes tenham esse documento, para evitar troca de responsabilidades sobre infrações.

Por fim, caso o comprador não realize a transferência no prazo de 30 dias, é possível solicitar o bloqueio do carro, evitando desta maneira receber eventuais multas e cobranças indevidas.

Veja também: Comprar carro importado usado vale a pena?

Deixar um comentário