Uso obrigatório de chip com rastreador é suspenso

Em abril desse ano, muito se falou sobre a obrigatoriedade do uso de chips com rastreador e bloqueador em todos os veículos em circulação no Brasil. O não cumprimento da regra acarretaria multa para os proprietários dos veículos.

A exigência que começaria a valer a partir de 2016 foi suspensa pela segunda vez em 2015. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o G1, o principal motivo que levou a justiça a tomar essa decisão é o fato de os chips serem considerados um grande risco à privacidade.

O SINIAV funciona dentro de uma caixinha, semelhante à do sistema de cobrança automática de pedágios e alguns estacionamentos. O objetivo do Governo Federal seria melhorar a fiscalização e a gestão do trânsito e da frota, uma vez que o aparelho seria instalado em todas as motos, caminhões, carros, reboques e máquinas em circulação no Brasil.

Apesar da decisão, os rastreadores e localizadores são ótimos recursos para garantir a segurança de veículos e pessoas. Na CEABS é possível adquirir esses produtos a ótimos preços e condições. As informações de rastreamento e localização são sigilosas e podem ser acessadas somente pelo proprietário do dispositivo, que terá um login e senha de acesso exclusivos.

Veja também: Falta de fiscalização compromete combustível nacional

Deixar um comentário