veja_6_dicas_para_pegar_a_estrada_com_segurança

Especialmente para motoristas recém-habilitados, dirigir na estrada pode parecer desafiador. Mas não é tão difícil assim. Seja qual for a sua experiência, o importante é ter alguns cuidados e redobrar a atenção para dirigir na estrada com segurança.

Obedecer à sinalização, usar o cinto de segurança e fazer a manutenção preventiva do seu veículo são atitudes essenciais, mas não só isso! Confira abaixo as principais dicas para pegar a estrada com segurança e evitar problemas:

Elimine as distrações

Dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo é a causa de milhares de acidentes todos os anos. A dica é concentrar-se na estrada: deixe o seu smartphone de lado, eliminando as distrações por completo. Música e companhia, embora agradáveis, também podem tirar o foco, por isso, tome cuidado.

Fique atento aos sinais de motoristas

Os sinais entre motoristas não são padronizados ou reconhecidos por legislação, mas aqueles que dirigem com frequência sabem que podem ser úteis. Um bom exemplo de comunicação ao dirigir na estrada é quando veículos que trafegam do lado oposto piscam os faróis duas vezes. Isso indica alguma situação inesperada à frente, por isso reduza a velocidade.

Ultrapassasse corretamente

A ultrapassagem é uma manobra que exige cuidado. Mantenha uma distância segura do veículo que será ultrapassado, verifique o tráfego e ligue a seta para mostrar aos condutores dos outros veículos que você irá realizar uma manobra de ultrapassagem. Fique atento, o tracejado das faixas e outros sinalizadores indicam os locais mais adequados para fazer a ultrapassagem.

Saiba como proceder no acostamento

O uso do acostamento só é liberado caso o veículo tenha um problema ou em situações de emergência. Se você precisar sair para o acostamento, primeiro deve sinalizar e depois reduzir a velocidade. Para evitar acidentes, nunca pare o veículo onde não haja boa visibilidade ou em curvas, e lembre-se de sempre utilizar o triângulo de sinalização e pisca-alerta.

Prepare-se para emergências

Embora, naturalmente, você nunca espere que um acidente ou emergência aconteça, é preciso estar preparado em todos os momentos. Caso tenha seguro, certifique-se de levar suas informações sempre que você dirige, bem como todos os números de telefone necessários.

Caso você já tenha um rastreador CEABS instalado, lembre-se de levar consigo o número da nossa Central de Emergência (0800 600 7707). Caso ainda não possua um rastreador, garanta mais segurança na estrada, entre em contato com a equipe comercial da CEABS para conhecer nossa tecnologia! Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

Tenha consciência de suas decisões e mantenha o foco. Isso vai ajudar a evitar problemas na direção. Com estas dicas, temos certeza de que você poderá dirigir na estrada sem maiores preocupações.

 

Veja também: 5 acessórios para aumentar a segurança do seu carro

Deixar um comentário

1 Comentário