Ter um automóvel representa mais liberdade e conforto. Mas, para isso, é importante garantir sua segurança estando sempre atento aos cuidados com o veículo. Listamos neste post cinco cuidados que você precisa ter com o carro, visando assegurar o melhor desempenho. Confira.

Mantenha o carro limpo

Manter o carro limpo aumenta a vida útil de diversas partes do veículo. Além disso, deixar o interior e o exterior do carro em boas condições proporciona mais conforto durante os trajetos e facilita uma possível venda. Em geral, é possível fazer a limpeza interna em poucos minutos com o aspirador e um pano úmido. Aproveite também para tirar o lixo e lavar os tapetes.

Atenção aos pneus

Quem tem carro sabe a importância de manter os pneus em bom estado. Eles representam um fator essencial para garantir mais segurança na estrada, pois pneus gastos ou murchos podem ser a causa de acidentes graves. Assim, verifique sempre a altura dos sulcos nos pneus e realize a troca de acordo com a indicação do fabricante.

Manter os pneus calibrados é a melhor forma de aumentar a durabilidade deles. Isso faz com que o desgaste seja regular e lento. Observe no manual do veículo qual é o calibre indicado. Além disso, a direção defensiva é outro fator que aumenta a durabilidade do pneu, pois o condutor realiza as manobras com mais precisão e atenção, sem frenagens bruscas.

Observe o consumo de combustível

Com regularidade, monitore o consumo médio de combustível do seu automóvel. Mudanças no gasto podem indicar a necessidade de alguma manutenção. Além disso, é interessante sempre manter o tanque de combustível acima da metade, pois do contrário o veículo pode carregar impurezas para o motor, o que em longo prazo influencia no seu funcionamento. Outro cuidado básico é dar a partida no automóvel com frequência, mesmo que o veículo não esteja sendo utilizado.

Faça a manutenção

Principalmente para motoristas que vão percorrer trajetos extensos, é importante sempre realizar a manutenção do carro em dia. Entre outros aspectos, durante a revisão são verificados a qualidade e o estado das peças, como as pastilhas de freio, os faróis, os limpadores de para-brisas, o filtro do ar-condicionado e a suspensão do veículo. Um ponto de atenção é fazer a troca regular do óleo para refrigerar e lubrificar o motor, garantindo seu bom funcionamento.

Contrate um serviço de rastreamento

Além dos cuidados básicos com o carro, é essencial garantir a segurança do condutor e dos passageiros. Uma ótima solução é o rastreamento de veículos, que aumenta as chances de recuperação do bem em caso de roubo ou furto e pode reduzir consideravelmente o valor do seguro.

Conte com os serviços de rastreamento da CEABS para cuidar do seu carro em todos os momentos.

Siga a CEABS nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn YouTube.

Leia também: Dicas para quem vai pegar a estrada nestas férias

Deixar um comentário