Abastecendo automóveis: mais complexo do que você imagina

Gasolina aditivada, etanol e carro Flex. Essas são algumas palavras comuns no cotidiano dos motoristas, mas será que você realmente sabe como elas influenciam no desempenho do seu veículo? Na reportagem de hoje, esclarecemos as principais dúvidas sobre combustíveis.

O que é combustível aditivado?
Os aditivos possuem diferentes vantagens. Na gasolina, ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor. Já no etanol, atuam como anticorrosivos e lubrificantes. Em qualquer versão, é ideal que sejam utilizados de forma contínua.

Em pesquisa sobre o assunto, o Portal G1 explica que, apesar do preço da gasolina aditivada ser mais alto, ela acaba compensando a longo prazo: “A média de acréscimo no preço da gasolina aditivada é de apenas R$ 1,50 para cada 10 litros. Esse pequeno valor a mais vai evitar problemas futuros na manutenção e troca de peças do sistema de combustão”.

Carro Flex: é preciso alternar o tipo de combustível?
Não há regra definida, os carros Flex aceitam a mudança de gasolina para etanol, ou vice-versa, sem prejuízos para o motor.

Posso encher o tanque até a boca?
Esse hábito comum é bastante prejudicial, conforme explica Alfredo Castelli, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Em entrevista à revista Autoesporte, o profissional explica que o tanque só deve ser abastecido até o primeiro clique da bomba. “Passando deste ponto, o combustível vai para o canister, prejudicando o funcionamento do carro e aumentando o gasto”.

 Abastecendo automóveis: mais complexo do que você imagina

Gasolina é mais vantajosa na cidade e etanol, na estrada?
Ainda segundo Castelli, é preciso considerar o preço dos dois combustíveis. O etanol é vantajoso se o litro custar até 70% do valor da gasolina. Alguns sites fazem a conta automaticamente para você.

No portal do Serasa Consumidor, por exemplo, basta inserir os valores e clicar em calcular. Existem também aplicativos móveis gratuitos que podem ajudar, um deles é o “Álcool ou gasolina, chefia?”, disponível para Android e iOS.

Tem outras dúvidas sobre combustíveis? Envie para a gente por meio dos comentários!

Veja também: Entenda a diferença entre alinhamento e balanceamento de veículos

Deixar um comentário

1 Comentário