Até 2020, controle de estabilidade será obrigatório em carros novos

O CONTRANConselho Nacional de Trânsito, realizou uma reunião no mês passado que determina que até 2020 os novos projetos de veículos nacionais deverão contar com controle de estabilidade. Os projetos já existentes devem possuir o equipamento até no máximo 2022.

O controle de estabilidade é um sistema de segurança que atua dentro dos veículos a fim de evitar que o carro saia de sua trajetória original. Ele pode agir nos freios ou diretamente na rotação do motor, por exemplo. Quando o motorista entra em uma curva em alta velocidade, o sistema consegue detectar a falta de aderência dos pneus e aciona diversas vezes por segundo os freios, de maneira suave, para que o carro consiga contornar a curva sem maiores problemas.

Até 2020, controle de estabilidade será obrigatório em carros novos

As informações do Portal G1 são de que essa obrigação faz parte do Plano de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a década de 2011-2020. Esse projeto é responsável também pela obrigatoriedade dos freios ABS e airbags, e essas medidas são uma resposta à solicitação da Organização das Nações Unidas.

Para os consumidores, os impactos em relação aos valores cobrados por estes equipamentos podem variar de R$ 1.000 a R$ 1.500, porém, se aumentar efetivamente a segurança nas estradas, vale a pena o gasto.

Veja também: Conheça o GPS para pedestres

Deixar um comentário