ceabs-blog-carros-autonomos-investimento-bilionario-estados-unidos

O ano de 2016 começou com avanços na área de automóveis para os norte-americanos. Em janeiro, o Secretário de Transportes dos Estados Unidos, Antonhy Fox, anunciou durante o Detroit Auto Show que o governo irá investir US$ 4 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões) nos próximos dez anos em desenvolvimento de carros autônomos.

De acordo com o G1, a iniciativa, que está na proposta de orçamentos para 2017 do presidente Barack Obama, irá acelerar as pesquisas no país não só financeiramente, mas também com o compromisso de acabar com os impedimentos burocráticos para testes com este tipo de veículo. Atualmente, muitas leis de segurança deixam os carros autônomos impossibilitados de trafegar para testes nas estradas.

blog-ceabs-carros-autonomos-investimento-google
Carro autônomo do Google.

Como contrapartida, os reguladores farão com que as montadoras e empresas de tecnologia provem que seus automóveis podem operar com segurança, e que planejem uma orientação formal “sobre a implantação e operação segura de veículos autônomos”.

O governo dos Estados Unidos apoia essa pesquisa, pois acredita que os carros que dirigem sozinhos proporcionarão mais segurança no trânsito, já que não estarão passíveis a erros humanos. O automóvel, que é capaz de detectar objetos e pessoas à sua frente (e sabe diferenciar pedestres de outros obstáculos), freia imediatamente quando há algo obstruindo seu caminho, além de fazer a leitura correta de semáforos, evitando furos de sinais.

blog-ceabs-carros-autonomos-investimento-estados-unidos
Carros autônomos darão mais liberdade aos passageiros.

Dentre outros pontos positivos, além da diminuição de acidentes, estão a possibilidade de deficientes motores ou visuais utilizarem o meio de transporte sozinhos e o aumento da capacidade de tráfego com a redução das distâncias entre os veículos.

No Brasil, os estudos de automóveis autônomos acontecem no Laboratório de Robótica Móvel da USP de São Carlos, e o protótipo já está em sua segunda versão, chamado de “Carina 2” (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma).

blog-ceabs-carros-autonomos-carina
Carina, o carro autônomo do Brasil.

O veículo já rodou milhares de quilômetros dentro do próprio campus em testes para aprimoramento dos sistemas e aumento da quantidade de recursos. No entanto, ainda segundo o G1, falta ajuda de grandes montadoras para que o projeto consiga estar entre os pioneiros no desenvolvimento deste tipo de tecnologia. Outros fatores que tornam essa realidade ainda distante para o nosso país são a infraestrutura e o desenvolvimento das estradas, já que uma faixa mal pintada impede que o carro faça a leitura correta, além da cobertura de dados móveis, que é falha em diversas regiões do Brasil.

Leia também: Carros autônomos: mudanças nas leis, hábitos de consumo e muito mais

Deixar um comentário