Black Friday: como planejar a logística para esta data?

entregador sorridente vestido de azul e com boné na frente de uma van com caixas

A logística é muito importante para o sucesso do varejo. Por isso, é imprescindível tomar alguns cuidados para que a Black Friday não seja uma grande decepção para os consumidores, que muitas vezes não fazem ideia da operação que está por trás das suas compras, principalmente durante a Black Friday.

Mas é dever das empresas garantir a fluidez dos processos e uma experiência de compra alinhada às expectativas dos clientes. Confira a seguir alguns itens com os quais você deve tomar cuidado antes de datas marcadas por muitas vendas.

Conheça o perfil do seu consumidor

Na hora de planejar suas vendas e entregas é importante saber quem compra seu produto. Traçar o perfil do consumidor facilita sua logística, pois você saberá onde posicionar sua mercadoria para otimizar a precificação e os prazos de entregas. Consultorias especializadas prestam atendimento para lojistas que queiram conhecer melhor seu público.

Atenção ao estoque

É preciso planejar seu estoque de acordo com a demanda. Durante a Black Friday é importante exigir um período maior para a entrega e manter um estoque adicional para conseguir atender a todos sem correr o risco de faltar produtos. Caso você não possua um lugar para estocar os materiais extras, entre em contato com empresas que oferecem serviço de armazenamento.

Cuidados com seu e-commerce

É preciso tomar cuidado com a estrutura dos servidores de hospedagem da sua loja virtual — não há nada pior que ela sair do ar devido à sobrecarga de acessos. Além disso, é necessário ficar atento ao alto índice de fraudes que acontecem nesse período. Uma forma de garantir a segurança dos dados e a confiança dos compradores é conseguir certificados digitais que asseguram a proteção de dados do cartão de crédito e de documentos importantes como o CPF do consumidor.

Frete e prazos

mulher sorridente abrindo uma caixa de papelão

Boa parte das reclamações dos consumidores de e-commerces são relacionadas à entrega das compras. E na Black Friday as reclamações aumentam. Para amenizar esse problema, é importante oferecer diferentes opções de entrega, com um sistema eficiente de cálculo de valores.

O preço do frete deve ser constantemente atualizado para não haver divergências em relação ao que é informado para o cliente. Mesmo se houver um serviço de entrega mais simples que ofereça frete gratuito, alguns compradores podem escolher pagar para receber sua compra em um prazo menor ou em uma entrega agendada.

Prepare a logística reversa

Como há um aumento das vendas, é provável que haja também o aumento das devoluções e trocas de mercadorias. Assim, tal qual é necessário organizar-se para a entrega dos produtos, também é preciso preparar uma ótima logística reversa para que a experiência do consumidor seja boa por completo.

Um ótimo sistema integrado de gestão garante mais controle aos processos logísticos, integrando dados e informações de diferentes setores ao longo de toda a cadeia e possibilitando à empresa um trabalho mais sólido, baseado em relatórios precisos.

Conte com as soluções da CEABS

Se você conta com uma frota exclusiva para sua empresa, a solução de gestão de frotas da CEABS pode te ajudar no desempenho, na segurança e na logística.

Com essa solução, é possível: controlar o desempenho dos motoristas e da frota veicular, permitindo otimização operacional; fazer a gestão de segurança completa da frota, diminuindo riscos de mau uso, roubo e furto; realizar otimização logística completa com roteirização; e fazer a gestão de entregas e transporte.

Para saber mais sobre os valores e os serviços da CEABS, entre em contato pelos telefones 3004 7707 (capitais e grandes centros) ou 0800 725 7707 (demais localidades).

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