Brincadeiras para distrair as crianças durante uma viagem de carro

As longas viagens de carro com crianças podem ser mais tranquilas com a ajuda de algumas brincadeiras que estimulam a memória, evitam o tédio e garantem a diversão. Confira abaixo algumas dicas.

Stop sem papel

Todos os jogadores escolhem uma letra e um tema para iniciar. Em sentido horário, cada participante fala o item de acordo com o tema e a letra selecionada. Por exemplo, alguém fala a letra A e o tema animal. Perde o jogo quem não lembrar de nenhum ou falar algum animal já citado. Ganha o último jogador que ficar na rodada.

Competição de cores

Cada participante escolhe uma cor, sem repetir. Por exemplo, um participante escolhe a cor azul. Quando estiverem na estrada, assim que cruzarem com um carro dessa cor, o jogador que escolheu, ganha um ponto. Quem somar mais pontos até o final da viagem ganha a competição.

A letra proibida

Para jogar é preciso escolher uma letra que não pode ser dita durante a rodada. Por exemplo, o participante escolhe a letra “R”. Os participantes não podem falar nenhuma palavra que inicie com essa letra e não é permitido ficar em silêncio. O primeiro a falar qualquer palavra com a letra é eliminado da brincadeira.

A hora do show

O jogo consiste em cantar uma música com uma palavra escolhida por um dos jogadores. Simulamos que a palavra escolhida é “mão”. Os participantes devem cantar uma música que contenha essa palavra, como “mão na cabeça, mão na cintura…”. O participante que cantar ganha um ponto. Quem tiver mais pontos até o fim da viagem, é o vencedor.

Fui à Lua

O primeiro participante começa dizendo “Fui à Lua e levei…” e escolhe um objeto para completar a frase. Por exemplo: “Fui à Lua e levei um carro”. O próximo deve repetir o item que o anterior falou e completar com mais um: “Fui à Lua e levei um carro e um chocolate”, e assim por diante. Quem errar a sequência sai da brincadeira.

Lembrando que as brincadeiras são para quem não está dirigindo durante a viagem, pois o motorista deve ficar atento ao trânsito. Os jogos citados também podem ser adaptados para uma viagem de ônibus ou de avião com as crianças.

Leia também: Saiba o que fazer para ter uma viagem de carro tranquila

Deixar um comentário