Câmeras automotivas: saiba se vale a pena adquirir esse acessório

As câmeras automotivas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro. Elas são acessórios de lazer e segurança e podem filmar desde paisagens até acidentes e roubos, ajudando a esclarecer fatos. Veja a seguir algumas informações importantes sobre este acessório.

Valor da câmera automotiva

As câmeras automotivas possuem diversos modelos e preços, que variam de acordo com os atributos do equipamento. Você poderá encontrar câmeras por menos de 100 reais, considerando que esses equipamentos, com valores mais baixos, possuem apenas a função de capturar imagens. Enquanto os modelos com valor mais alto são à prova d’água e possuem estabilizador de imagem, além de outros atributos que acabam aumentando o preço do equipamento.

Instalação

Algumas câmeras automotivas não precisam de nenhum tipo de instalação, basta fixá-la no para-brisa sem atrapalhar a visão do motorista, por meio de ventosas ou fita de dupla face. Depois, é só conectar o plug que liga o aparelho à tomada de 12V no painel.

Há a opção de embutir o fio da câmera. Neste caso, a conexão será feita diretamente na caixa de fusível ou na bateria, mas para isso, é preciso levar o carro até uma loja de acessórios especializada.

Dispositivos interligados ao sistema elétrico permitem que a gravação comece ao dar a partida. Há modelos que iniciam a filmagem assim que detectam algum movimento.

Segurança do motorista

As câmeras veiculares podem captar a imagem de quem está ao volante e de todas as ações que acontecem no espaço do condutor, o que pode incluir abordagens em assaltos, roubos em estacionamentos e outros locais. Uma câmera discreta pode passar despercebida pelos assaltantes no momento do roubo e registrar a identidade de quem realizou o furto.

Muitas vezes, pequenos acidentes podem gerar divergências quanto ao motorista foi o responsável, com as imagens da câmera é possível provar o que de fato aconteceu no momento do acidente.

Para o lazer

Se você gosta de viajar de carro, as câmeras veiculares podem registrar os melhores momento da estrada. Para competições com muita aventura este acessório também pode ser um bom investimento, escolha as opções com estabilizador de imagem e à prova d’água.

A legislação brasileira

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não aponta nada específico sobre o uso de câmeras de segurança em veículos, mas outras normas de trânsito podem acabar sendo quebradas se houver má instalação do equipamento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta a câmera automotiva como uma vantagem. O registro de imagem pode ajudar a esclarecer causas de acidentes de trânsito e virar uma prova importante em eventuais processos criminais. É preciso apenas ficar atento ao instalar a câmera em regiões no para-brisa para que não atrapalhe a visibilidade do condutor.

Leia também: 5 acessórios para aumentar a segurança do seu carro

Deixar um comentário