A vida nas estradas não é simples, principalmente em tempos de pandemia, por isso, o caminhoneiro deve tomar alguns cuidados para manter a saúde durante o trabalho. Confira a seguir algumas dicas que separamos para os caminhoneiros.

1 – Cuidado com a postura

Passar longos períodos sentado dirigindo pode gerar dores na coluna, por isso, o ideal é manter uma boa postura. Fique com os membros superiores e inferiores parcialmente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. Também é importante que você se sinta confortávele esteja em uma posição que permita você enxergar todos os espelhos.

Para encontrar a posição correta, seu pulso precisa encostar no alto do volante com facilidade, isso evita uma sobrecarga na sua coluna e dá mais agilidade durante as manobras.

2 – Faça alongamentos e exercícios

Alongar ajuda a prevenir problemas circulatórios e musculares, males repentinos e câimbras. Alongue os membros mais utilizados durante a direção, como pernas e braços, e lembre-se também de alongar o pescoço.

Fazer abdominais pode ajudar a minimizar as dores na lombar. Tente fazer quatro séries de 50 repetições antes de iniciar o trabalho. Caso não consiga, tente fazer o máximo de repetições que você conseguir.

3 – Durma bem

A hora do descanso deve ser respeitada, pois privar o sono pode comprometer a saúde com o passar do tempo. O indicado é dormir bem para repor as energias, melhorar os reflexos e manter a mente saudável. Sabotar noites de sono para cumprir horários pode ajudar a curto prazo, mas durante o tempo o caminhoneiro sentirá os efeitos na sua saúde, além do grande risco de dormir ao volante ecausar acidentes.

4 – Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada é um fator importante para manter a saúde em dia. A possibilidade de conhecer a gastronomia do país inteiro pode chamar sua atenção, mas é preciso ficar atento, pois a má alimentação pode causar o aumento nos índices de colesterol no sangue. Evite comer alimentos muito gordurosos, prefira comer legumes e verduras.

5 – Faça check-ups

A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso, o caminhoneiro deve fazer check-ups com frequência e visitar um médico sempre que houver algum desconforto. Automedicar-se não é uma boa ideia, pois alguns medicamentos podem fazer mal ao motorista. Antigripais, analgésicos e antialérgicos podem prejudicar o reflexo e a concentração ao dirigir.

Leia também: Caminhoneiros autônomos também podem contar com a CEABS

Deixar um comentário