carros_autônomos_entenda_como_funcionam

Os carros autônomos representam uma verdadeira revolução na maneira de conduzir. Afinal, trata-se de veículos sem motorista.

Empresas como Google, Uber, Tesla, BMW, Toyota, Audi, Volvo e Nissan já investem grandes montantes de dinheiro na tecnologia.

No entanto, aparentemente, ainda há mais dúvidas do que certezas. Será que estamos prontos para essa tecnologia?

Confira como esses veículos funcionam.

Os carros autônomos funcionam com base em uma enorme quantidade de ferramentas de alta tecnologia, como radares, equipamentos de LiDAR, sonares, sensores, câmeras, lasers, computadores e atuadores, além de visão computadorizada.

Os dispositivos são responsáveis por perceber todo o ambiente à volta do carro e determinar qual é a melhor ação a tomar.

A segurança é o principal fator defendido para a disseminação dessa tecnologia, já que os veículos autônomos poderiam, em tese, se provar menos propensos a erros do que os seres humanos, o que, consequentemente, reduziria o número de acidentes.

Um carro autônomo “enxerga” em 360 graus, reconhece obstáculos e analisa em tempo real situações que muitas vezes os olhos de um motorista não podem alcançar.

Veja abaixo o vídeo publicado pela Tesla que mostra um veículo totalmente autônomo.

Atualmente, não existem carros autônomos legalmente operacionais. No entanto, muitas tecnologias relacionadas já podem ser utilizadas em veículos comuns. Um exemplo são os sistemas de estacionamento e frenagem automática.

Essa é a prova de que os carros autônomos, embora possam ainda ter um quê de ficção cientifica e dependam de muita coisa evoluir, estão cada vez mais próximos da realidade.

Se a intenção dos veículos autônomos é oferecer mais segurança, a da CEABS também é. Entre em contato com nossa equipe comercial para conhecer as soluções de monitoramento e rastreamento veicular. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

 

Veja também: Conheça os 6 carros mais seguros vendidos no Brasil

 

Deixar um comentário